Na manhã desta sexta-feira (9/9), o rei Charles III gravou uma mensagem para os súditos e homenageou sua falecida mãe, Elizabeth II. Para o pronunciamento, o monarca aparece na Sala Azul do Palácio de Buckingham, ao lado de uma foto da rainha.
Na mensagem, que dura 9 minutos, o primogênito de Elizabeth agradece, em nome da família real, as condolências e apoio do público. Além disso, agradeceu e homenageou sua mãe.
“Para minha querida mamãe, quando você começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado”.
Ascensão ao trono
A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8/9), aos 96 anos de idade, após 70 anos de reinado. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham. “A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral.
Com isso, Charles Philip Arthur George, o príncipe de Gales, alcançou o último degrau na sucessão do trono do Reino Unido, tornando-se automaticamente o novo rei do Reino Unido. Agora, ele se chama Charles III.
Atualmente com 73 anos, Charles tinha apenas três quando a mãe se tornou rainha. A soberana reinou por sete décadas. Para auxiliá-lo na empreitada de assumir o trono, Charles conta com a ajuda de Camilla Parker, com quem se casou em 2005. Apontada como amante enquanto o atual rei era casado com Diana, ela foi vista como vilã por vários anos.
(Metrópoles)