WPA POOL/ Getty Images

Londres — O caixão da rainha Elizabeth II saiu do Castelo de Balmoral em direção ao Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, na Escócia, por volta das 10h (horário local) deste domingo (11/9).

O trajeto, em terra, de aproximadamente 280 quilômetros, está previsto para durar 6 horas, com paradas nas cidades de Perth, Aberdeen e Dundee. Ao chegar em Edimburgo, o caixão passará em frente ao Parlamento Escocês e, por fim, chegará ao Palácio de Holyroodhouse, onde ficará por uma noite.

O governo escocês já se prepara com planos de logística nessas localizações, visto que o trajeto poderá ser visto pelo público. De acordo com o portal The Scotsman, a primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse que será uma honra e uma responsabilidade ter o caixão da monarca iniciando a sua jornada no país.

“Esta é uma chance para a população se unir publicamente em memória desta perda. Nós antecipamos que muitas, muitas pessoas participarão dos tributos e nós pedimos que acompanhem as comunicações de segurança pública neste momento”, aconselhou.

O calendário do funeral está previsto para ser seguido estritamente pelos próximos 8 dias. Nesta segunda-feira (11/9), o caixão seguirá em procissão em Edimburgo. Sairá do Palácio de Holyroodhouse pela avenida Royal Mile em direção à Catedral de St Giles, acompanhado pelo rei Charles III e por membros da família real. Lá haverá uma celebração religiosa e uma Vigília dos Príncipes.

O caixão de Elizabeth II é esperado para chegar em Londres na terça-feira (12/9), acompanhado pela Princesa Anne.

O Palácio de Buckingham confirmou que a Elizabeth II será enterrada dia 19 de setembro. O rei Charles decretou feriado nacional no Reino Unido. O funeral da rainha ocorrerá na Abadia de Westminster, no centro de Londres, e membros da família real seguirão o caixão a pé, assim como fizeram com os corpos da princesa Diana e do duque de Edimburgo.

No mesmo dia, o caixão de Elizabeth II será levado para a Capela de St George, no Castelo de Windsor, para outra celebração religiosa. O destino final de descanso do caixão será na capela em memória do rei George VI, um anexo à capela principal. Lá foram enterrados os pais da rainha e se encontram as cinzas de sua irmã, a princesa Margaret.

(Metrópoles)

Artigo anteriorJornalista Milton Jung palestra em evento de 30 anos da Atricon no TCE-AM
Próximo artigoVeja as opções estudadas pelo Congresso para viabilizar o piso da enfermagem