O caixão da Rainha Elizabeth II é colocado em uma carruagem de armas antes do Funeral de Estado da Rainha Elizabeth II na Abadia de Westminster em 19 de setembro de 2022 em Londres, Inglaterra. Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Bruton Street, Mayfair, Londres, em 21 de abril de 1926. Ela se casou com o príncipe Philip em 1947 e subiu ao trono do Reino Unido e da Commonwealth em 6 de fevereiro de 1952 após a morte de seu pai, o rei George VI. A rainha Elizabeth II morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, em 8 de setembro de 2022, e é sucedida por seu filho mais velho, o rei Carlos III.Emilio Morenatti - WPA Pool/Getty Images

O monarca foi acompanhado pelos irmãos: a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward. Os filhos do rei, o príncipe William e o príncipe Harry, também estavam no cortejo. Ainda participaram da cerimônia o sobrinho da rainha, o conde de Snowdon, e o primo da rainha o duque de Gloucester.

Os filhos mais velhos do príncipe de Gales, George e Charlotte, fizeram parte do cortejo dentro da igreja e sentaram na primeira fila. Em cima do caixão da rainha, a família real colocou a coroa dela, um arranjo feito com flores dos palácios reais e um cartão escrito pelo rei Charles.

Convidados

A família real convidou 2 mil pessoas para participar do funeral de Estado na Abadia de Westminster. Na lista, estavam família, amigos e chefes de Estado de todo o mundo. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, prestigiou a cerimônia em Londres. Quando questionado sobre a influência desta viagem às vésperas das eleições, Bolsonaro retrucou: “Você acha que eu vim aqui fazer política?”.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também compareceu à igreja para prestigiar a rainha. A atual primeira-ministra da Inglaterra, Liz Truss, e os antecessores dela marcaram presença na Abadi — inclusive Boris Johnson, Gordon Brown, James Cameron e Tony Blair.

Após a missa na Abadia de Westminster, o caixão de Elizabeth II será levado para a Capela de St George, no Castelo de Windsor, para outra celebração religiosa. O destino final de descanso do caixão será na capela em memória do rei George VI, um anexo à capela principal. Lá foram enterrados os pais da rainha e se encontram as cinzas de sua irmã, a princesa Margaret.

Funeral de 12 dias

A rainha Elizabeth II morreu em 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia. O caixão da monarca passou quatro dias no país antes de seguir para a Inglaterra. Em Londres, o caixão permaneceu cinco dias exposto no Westminster Hall para visitação pública.

As filas chegaram a ter 8km de extensão. Ingleses anônimos e famosos passaram até 14 horas em pé esperando para poder prestar uma homenagem final à monarca que permaneceu 70 anos como chefe de Estado do Reino Unido.

Artigo anteriorJustiça Eleitoral nega pedido de registro de candidatura de Givancir Oliveira por ausência de documentos obrigatórios
Próximo artigoGuarda municipal mata casal após briga por conta de som alto em Belém