FOTO: Tácio Melo/Secom

Referência em assistência humanizada à saúde da criança e do adolescente, o Hospital Infantil Dr. Fajardo, realizará, até sexta-feira (23/09), um mutirão de cirurgias pediátricas. Ao todo, foram selecionadas 100 crianças que estavam na fila de espera do Sistema de Regulação (Sisreg).

Sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o mutirão oferecerá procedimentos cirúrgicos de hérnias, anquiloglossia e fimose. Os pacientes foram previamente contatados e depois passaram por uma triagem feita pela equipe médica. O hospital Dr. Fajardo está localizado na avenida Joaquim Nabuco, Centro.  

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad, o mutirão possibilitará a normalização da fila de espera que, anteriormente, havia sido impactada diretamente pela pandemia de Covid-19.

“Nós estamos fazendo uma série de entregas para dar celeridade a esses procedimentos. No caso aqui do Dr. Fajardo, o Governo do Estado está realizando os procedimentos de crianças que estavam esperando entre os meses de maio e junho, dessa forma nós vamos começar a normalizar essa fila de atendimento e igualar o nosso tempo de espera aos de convênios médicos, entre exame e a realização da cirurgia, que é cerca de 60 dias”, explicou.

Pedro Henrique, de 7 anos, aguardava o procedimento de fimose há aproximadamente 1 ano. Para a sua mãe, Rosemeire Ferreira, a cirurgia é um sonho que se realiza, uma vez que proporcionará mais qualidade de vida ao pequeno.

“Quando ligaram pra gente, nos deram o endereço do hospital para uma consulta, eu nem acreditei que já era um encontro com o cirurgião.  É uma realização, ele tinha várias crises, é um quadro que de uma hora para a outra pode agravar, a criança sente dores, então essa ação é muito boa, principalmente para nós, como mães”, comemorou.

Ester Pereira, de 6 anos, está entre as crianças da fila do procedimento de anquiloglossia, também conhecida como “língua presa”. A paciente foi acompanhada de sua tia, Delsuíta Souza, que relembrou a trajetória da família.

“A Ester nasceu com a língua presa, então eu resolvi pegá-la e proporcionar um tratamento. Ela recebeu um primeiro atendimento na UBS, em seguida foi encaminhada para o Icam e de lá ela veio para cá. Hoje ela fez a cirurgia e daqui a pouco vai para casa. O atendimento foi bem rápido, tá aprovado”, ressaltou.

A unidade de saúde se prepara para receber, entre os dias 3 e 9 de outubro, um novo mutirão de cirurgias, desta vez para os pacientes referenciados entre os meses de julho e agosto.

Últimos investimentos

Para otimizar os processos médico-hospitalares e proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento, o Governo do Estado inaugurou, em maio de 2021, um novo centro cirúrgico e de imagens na unidade.

Além disso, em julho de 2022, um novo sistema de videolaparoscopia possibilitou a modernização das cirurgias infantis com o auxílio de uma endocâmera, tornando os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

O Hospital Infantil Dr. Fajardo recebeu, ainda, no início do mês de agosto deste ano, novos consultórios médicos destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes de cirurgia plástica que fazem tratamento de lábios leporinos e fenda palatina. As salas estão funcionando em contêineres que foram instalados e adaptados no prédio hospitalar.

Artigo anteriorTodas capitais terão 5G até 28 de outubro, diz conselheiro da Anatel
Próximo artigoMPAM obtém decisão parcialmente favorável para regularizar atividades de usina, em Urucurituba