Durante a primeira sessão plenária, após o primeiro turno das eleições, nesta terça-feira (4), os parlamentares estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) agradeceram pelos votos recebidos e destacaram o comprometimento com a nova legislatura, que iniciará em 1º de fevereiro de 2023.

Ao discursar, o presidente Roberto Cidade (União) agradeceu os amazonenses pela honra de ser o deputado mais votado da história com 105.510 votos. “A Assembleia está de parabéns. Todos os deputados deram seu máximo e saíram grandes do processo. Isso é fruto do trabalho em conjunto. Tudo isso nos motiva a voltar a trabalhar e fazer o melhor para nossa população. Espero que possamos conduzir o trabalho da melhor forma possível para encerrar essa legislatura fazendo a política do bem”, avaliou.

Em seu pronunciamento, o deputado João Luiz (Republicanos) agradeceu a votação obtida de quase 45 mil votos, conquistando a reeleição. “Temos a certeza de que continuaremos trabalhando para dar visibilidade aos invisíveis, seja na agricultura familiar, na educação ou na saúde”, afirmou.

Da mesma forma, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) agradeceu aos mais de 24 mil eleitores que depositaram confiança no mandato e reafirmou seu compromisso com o Amazonas. “Manterei a mesma coerência, independente de quem for eleito governador, porque os problemas do Amazonas continuam”, declarou.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) também agradeceu à população pelos votos obtidos, aos seus companheiros de partido e parabenizou os eleitos. “Quero cumprimentar o senador Omar Aziz que foi reeleito, a todos os 24 deputados estaduais eleitos e os oito deputados federais, principalmente os dois deputados estaduais que foram eleitos federais, que são os deputados Saullo Vianna e Fausto Jr., ambos do União Brasil”, enumerou.

Ao subir a tribuna, a deputada Alessandra Campêlo (PSC) destacou o momento histórico pela eleição de cinco candidatas mulheres. “Pela primeira vez na história foram eleitas cinco mulheres. É um recorde, mas ainda é pouco. O justo seria termos 13 das 24 vagas, pois somos a maioria no Amazonas. No Congresso Nacional, tivemos uma perda no Senado, saímos de 12 para 10 representantes. Entretanto, de forma geral, com 91 mulheres na Câmara dos Deputados, saímos de 15% para quase 18%”. Alessandra complementou afirmando que é uma pena não haver deputadas federais nem senadoras pelo Amazonas.

Reeleito com mais de 38 mil votos, o deputado Sinésio Campos (PT) agradeceu à população e afirmou estar honrado com a confiança para mais um mandato. “Com a certeza e garantia de que continuarei lutando para que possamos ter, cada vez mais, o poder do povo dentro desta Casa”, disse.

Abdala Fraxe (Avante) prometeu manter a atividade parlamentar de alta qualidade para que o povo se sinta prestigiado e honrado. “Quero agradecer a todo o povo amazonense por todos os votos recebidos e reforçar minha dedicação por todos os municípios e à capital do Amazonas”, afirmou.

“O que é mais gratificante é ter a ousadia de entender que já deu a sua contribuição e passar a tarefa de servir ao povo e ao estado do Amazonas, daí minha ousadia de propor a candidatura de meu filho”, declarou Belarmino Lins (PP), que não concorreu neste pleito, e agradeceu aos votos da população à candidatura de seu filho George Lins (União), eleito para um primeiro mandato.

Outubro Rosa

Ainda durante a Sessão Ordinária, a deputada Alessandra Campelo falou também sobre a campanha “Outubro Rosa” e de como a Comissão da Mulher da Aleam transforma a vida de mulheres, por meio de leis e emendas.

“Tenho orgulho de ser autora da Lei que dá direito a um dia de folga a todas as mulheres servidoras do Estado para realização de exames preventivo e mamografia. A prevenção é o melhor remédio para combater o câncer”, relatou.

Artigo anteriorGoverno pretende zerar fila do Auxílio Brasil antes do 2° turno
Próximo artigoVídeo: médico e paciente trocam cadeiradas em unidade de saúde