A Polícia Civil de Goiás informou que localizou dezenas de drenos ilegais em uma fazenda que faz divisa com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na zona rural de Cavalcante, região nordeste de Goiás. A investigação começou nos últimos meses.
Os drenos são espécies de canais que escoam a água de determinada área, permitindo o uso daquele solo para plantio ou criação de bovinos. Esse tipo de obra pode colocar em risco os recursos hídricos, segundo o delegado Luziano Carvalho, da Delegacia de Meio Ambiente.
Veja o vídeo:
“O tamanho do dreno nessa fazenda é muito maior do que a gente estava prevendo. Independente do tamanho, é importante que se apresente um plano de recuperação dessa área”, disse o delegado.
Divisa
Imagens de drone revelaram parte da extensão dos drenos da fazenda investigada, mas o tamanho definitivo ainda está sendo calculado com o auxílio de satélite, de acordo com o delegado. A estimativa é de cerca de cinco quilômetros de drenos.
A fazenda investigada é conhecida pelo nome de Três Bois e está na transição da pecuária para o cultivo de soja, segundo Luziano Carvalho.
Procurado pelo Metrópoles, o proprietário da terra, Cleone Luiz Gomes, adiantou que os policiais confundiram curva de nível na lavoura com dreno. “São coisas distintas”, explicou. Ele disse que ainda vai detalhar a situação para a reportagem, que aguarda um retorno.
De acordo com o delegado, o fazendeiro vai responder por construir obra potencialmente poluidora sem licença e por dificultar a regeneração natural de florestas. O inquérito vai ser remetido ao judiciário em breve.