
O Vasco vive a expectativa de sacramentar o acesso na Série B já na próxima quinta-feira, contra o Sampaio Corrêa, em São Januário. O Cruz-Maltino é o 3º colocado, com 59 pontos, cinco de diferença para o Ituano, que é o 5º colocado, faltando duas rodadas para o fim da competição. As equipes se enfrentam na última rodada, em Itu, mas o desejo dos vascaínos é de que esse jogo sirva apenas para cumprir tabela.
As chances disso acontecer são enormes, tendo em vista que o Vasco garante o acesso até mesmo com uma derrota. Neste cenário, o Ituano (5º – 54 pontos) teria que empatar com o Londrina (6º – 53 pontos), no Estádio do Café, enquanto o Sport (7º – 53 pontos) não poderia vencer o Operário, em Recife. Vale lembrar que a Ilha do Retiro está interditada e o Leão jogará sem a presença do seu torcedor nesta partida.
Em caso de empate com o Sampaio Corrêa, o Vasco chegaria a 60 pontos, matematicamente não seria mais alcançado por Londrina e Sport (ambos com 53 pontos) e conquistaria a classificação para a Série A com a ausência de vitória do Ituano (54 pontos).
Já com uma vitória, o Vasco chegaria aos 62 pontos, garantiria matematicamente o acesso, independentemente dos resultados de seus perseguidores. De acordo com o site Info Bola, o Cruz-Maltino possui 98% de chances de obter o acesso, contra 5% do Ituano, e 1% de Londrina e Sport.
Essa disparidade se explica pelo número de vitórias do Vasco em relação aos adversários, 16 contra 14. Esse é o primeiro critério de desempate da Série B. Sport e Londrina teriam que contar com o saldo de gols, mas ambos possuem apenas 2, contra 12 do Cruz-Maltino. Portanto teriam que vencer os dois jogos, tirar uma grande diferença de saldo e torcer para que o Vasco não some pontos.







