Por meio de requerimento enviado ao Governo do Estado, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota) indicou ao Poder Executivo estudar a possibilidade de aumentar o efetivo de profissionais da Assistência Social nas Unidades de Pronto Atendimento e de Saúde da capital e interior do Amazonas.

Atualmente, existe um alto déficit de assistentes sociais no âmbito médico-hospitalar, em contrapartida aproximadamente 90% dos mais de 20 mil Assistentes Sociais do Amazonas não trabalham na área. A contratação de mais profissionais irá refletir no atendimento e acompanhamento de qualidade das unidades de pronto atendimento e de saúde.

De acordo com o parlamentar, a presença dos trabalhadores nesses locais é de extrema importância para promover maior suporte aos pacientes.

“No pronto atendimento encontram-se pessoas das mais diversas condições, por isso é necessário que haja um profissional que atue juntamente com a equipe médica, suavizando a dor da internação para o paciente e sua família, devido seu olhar mais sensível às situações de vulnerabilidade.”, disse Felipe.

Ainda, de acordo com o Requerimento nº 1046/2022, o assistente social deve estar disponível em todos os plantões e unidades de pronto atendimento, saúde básica e maternidade para apoiar em adversidades que vão surgindo de diversas naturezas.

Artigo anteriorNo Amazonas, “Semana Nacional da Conciliação” tem mais de 11 mil audiências pautadas pela Justiça Estadual
Próximo artigoManaus pode ter projeto-piloto de bens comuns após experiências com intercâmbio internacional