Desde o início da disputa eleitoral, as pesquisas indicavam o atual governador Wilson Lima (União Brasil) como o preferido dos Amazonenses para mais quatro anos como governador.
Acertaram na mosca.
Wilson Lima ganhou com margem de ganho é muito maior do que no primeiro turno, deixando o Eduardo Braga na rabeira.
De acordo com a totalização parcial de 85,08% do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador eleito conquistou 56,93% dos votos válidos.
Eduardo Braga, veterano na política amazonense, com três mandatos de governador, outros dois como prefeito, além e vereador, deputado estadual, federal e senador, não passou dos 43,07% dos votos válidos.
Em outras palavras, Eduardo Braga sofreu uma derrota acachapante. No total são três derrotas seguidas para o governo do Amazonas – perdeu para José Melo, Amazonino Mendes e, agora, para Wilson Lima, que chegou a ser considerado o azarão da disputa.
Sobre Wilson Lima
Wilson Miranda Lima é natural de Santarém (PA), nascido no dia 26 de junho de 1976). Ele é Bacharel em comunicação social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins (2011).
Antes de abraçar a política partidária foi apresentar o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica. Wilson Lima elegeu-se ao Governo do Estado do Amazonas pelo Partido Social Cristão (PSC), ao qual foi filiado até Março de 2022.
Wilson Lima começou a trabalhar aos 15 anos como professor de inglês e locutor de rádio em Itaituba, no Pará, onde também foi apresentador de televisão.
Com 17 anos de idade, fez um curso de Gestão Turística e foi trabalhar numa agência de viagens, experiência que o levou a ser assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba por quatro anos.
Em Santarém, começou a carreira como repórter na TV Tapajós, filiada à Rede Globo e, em 2006, mudou-se para Manaus, capital do Amazonas, para trabalhar como repórter e apresentador de rádio.