FOTOS: Raine Luiz/Sejusc

Na segunda-feira (05/12), quando se comemora o Dia Nacional da Acessibilidade, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) reforça o compromisso com as Pessoas com Deficiência (PcDs) do Amazonas ao disponibilizar cadeiras de rodas nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) da capital e interior.

Coordenadas pela Secretaria Executiva de Cidadania (Secid), 12 das 15 unidades da capital e interior já disponibilizam o equipamento, que é um aliado para quem tem a mobilidade reduzida, sejam idosos, PcDs ou pessoas que passam por um processo de recuperação por um acidente ou doença.

De acordo com o secretário Emerson Lima, titular da Sejusc, a acessibilidade garante uma sociedade inclusiva, possibilitando que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades.

“Com essa entrega de cadeiras de rodas, garantimos acessibilidade para as pessoas com deficiência, universalizando assim o serviço ao estado do Amazonas”, afirmou.

A secretária executiva France Mendes, titular da Secid, complementou afirmando que todas as unidades existentes devem contar com o serviço até a próxima semana.

“No interior, já foram entregues as cadeiras em Iranduba, Manacapuru e Parintins. Na próxima semana entregaremos em Tefé, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. É nossa missão promover o acesso aos órgãos da Sejusc de forma igualitária para todas as pessoas”, declarou.

PACs

Ao todo, a Sejusc coordena 15 unidades do PAC, sendo nove na capital e seis em municípios do interior: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.

Artigo anterior‘Copa na Arena’: 88% dos vacinados contra Covid-19 na ação receberam doses de reforço
Próximo artigoPequim reduz carga de testes de Covid-19 em meio a afrouxamento de restrições