Os deputados federais eleitos Fausto Júnior e Saullo Viana recomendam nesta segunda-feira, 16, apoio à reeleição do deputado Roberto Cidade à Presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). 

Os dois deputados justificaram em vídeo publicado nas redes sociais, gravaram vídeo, disseram que a continuidade de Cidade como presidente do Poder Legislativo Estadual encontra suporte na boa gestão do parlamentar no biênio 2021-2022.

A eleição para Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 deve acontece no dia 1° de fevereiro.

Entre os parlamentares que declararam apoio a cidade destacam-se Abdala Fraxe; Adjuto Afonso; Alessandra Campêlo; Cabo Maciel; Carlinhos Bessa; Delegado Péricles; Dr. Gomes; Dra. Mayara; Felipe Souza; Joana Darc; João Luiz; Sinésio Campos e Wilker Barreto.

O apoio à reeleição de Roberto Cidade  é unânime entre os deputados estaduais reeleitos da Casa, que representam 59% do total de parlamentares da próxima legislatura (2023-2026).

Para lembrar

Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), elegeu no dia 3 de dezembro de 2020 os integrantes da Mesa Diretora para o 2° biênio da 19ª legislatura. Como presidente foi eleito Roberto Cidade com 16 votos favoráveis à chapa 1 e oito votos favoráveis a chapa 2.

Já no dia seguinte, a eleição foi contestada na justiça que, no dia 4, por meio de liminar  suspendeu os efeitos da sessão legislativa que elegeu o deputado Roberto Cidade como novo presidente da Casa.

O Mandado de Segurança citava “ato ilegal e abusivo imputado ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Josué Neto”.

O documento foi ingressado pelos deputados Alessandra Campelo da Silva, Belarmino Lins de Albuquerque e Saullo Velame Vianna.

O ministro Luiz Fux, então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou no dia 19 de fevereiro, como procedente a eleição do deputado Roberto Cidade como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE).

Com a decisão foi derrubado o mandado de segurança do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que suspendia a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia.

Artigo anteriorSSP diz que o CMA não auxiliou a PMAM na retirada dos manifestantes acampados em frente ao QG do Exército
Próximo artigoMinistra Marina Silva nomeia Joel Araújo novo superintendente substituto do Ibama no Amazonas