O Ozempic, medicamento aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2, se popularizou nos últimos meses após estudos e relatos de usuários associarem o uso do remédio à perda de peso. O princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade. Por conta deste mecanismo, ele ajuda a emagrecer.
O que é Ozempic e para que serve?
O Ozempic é um medicamento que tem como princípio ativo a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2. Sua administração é feita por meio de uma caneta injetável e está disponível em apresentações de 0,25 mg, 0,5mg e 1mg.
O remédio age no corpo imitando um hormônio ligado ao apetite e a alimentação, ajudando a estimular a produção de insulina e, assim, a diminuir os níveis de glicose no sangue do indivíduo. Por conta deste mecanismo, quem usa o remédio sente menos fome e, consequentemente, se alimenta menos e emagrece. No entanto, este medicamento não tem indicação para o tratamento da obesidade.
Qual é o valor da caneta Ozempic?
O medicamento Ozempic possui um preço que varia entre R$ 700 e R$ 1.000.
Faz mal usar Ozempic para emagrecer?
Como todo medicamento, o Ozempic não é isento de efeitos colaterais. Mas esses efeitos podem ser ainda mais graves quando há uso indevido de um medicamento, como no caso do Ozempic para emagrecer. Os principais riscos do medicamento são relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica, constipação ou diarreia, cefaleia e sensação de fraqueza.
Esse efeito está associado ao mecanismo de ação destes medicamentos. A semaglutida imita um hormônio produzido no intestino chamado GLP-1, que sinaliza para o cérebro quando uma pessoa está saciada. Ela chamou isso de “efeito direto na saciedade” e observou que as drogas também podem controlar o tipo de comida que as pessoas desejam.
Há ainda risco de baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), inflamação do pâncreas, retinopatia diabética e reações alérgicas.
Quando para de tomar Ozempic engorda?
Sim, relatos e dados preliminares de estudos mostram que pessoas que usam o Ozempic para emagrecer recuperam os quilos depois que param de tomar o remédio. As taxas e o tempo para o ganho de peso após a interrupção do tratamento variam de acordo com o indivíduo.
Para o Wegovy, medicamento também à base de semaglutida mas aprovado para o tratamento da obesidade, a maioria das pessoas recuperará a maior parte do peso dentro de cinco anos após a interrupção do tratamento. Para cerca de 50%, isso irá ocorrer após dois a três anos. Alguns indivíduos, inclusive, podem ganhar mais peso depois de parar a droga do que perderam inicialmente. A estimativa é que a taxa seja semelhante para usuários de Ozempic.
Quais os perigos do Ozempic?
Quem utiliza a medicação sem orientação e indicação médica pode acabar tomando uma dose elevada de semaglutida e perder peso com muita rapidez, o que podem causar a famosa “face de Ozempic”, além de sofrer efeitos colaterais mais sérios, como desnutrição e desidratação.
Um artigo publicado recentemente na revista Acta Pharmaceutica Sinica B concluiu que o uso prolongado destes medicamentos pode levar ao aumento do volume do intestino delgado e, consequente, obstrução do órgão.
Com informações de: O Globo