Reprodução/George Santos

O deputado republicano George Santos declarou-se inocente das acusações de lavagem de dinheiro, fraude e desvio de dinheiro público. O parlamentar estava detido em Nova York, mas vai responder o processo em liberdade após ter pagado a fiança estabelecida em US$ 500 mil nesta quarta-feira (10/5).

Filho de brasileiros, Santos vai responder por 13 acusações apresentadas pelos promotores dos Estados Unidos. Entre as quais, fraude a apoiadores políticos, recebimento de benefícios destinados a desempregados, mesmo trabalhando, e lavagem de dinheiro público para pagar despesas pessoais.

Logo após deixar o Departamento de Justiça de Nova York, George Santos adotou o mesmo discurso do ex-presidente Donald Trump e declarou “caça às bruxas”, referente às 13 acusações.

Santos entregou o passaporte para as autoridades norte-americanas e deverá se apresentar novamente em 30 de julho. O deputado poderá continuar a desempenhar as funções no Congresso.

George Santos declarou que não vai renunciar ao cargo e que concorrerá à reeleição, em 2024.

Mentiras de George Santos

Santos está no centro de uma polêmica em torno de mentiras divulgadas durante a campanha eleitoral. O deputado afirmou ao jornal New York Post, em outra ocasião, que “meus pecados aqui são florear meu currículo”.

O parlamentar elegeu-se com o discurso de que era descendente de judeus e que seus avós fugiram da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Além disso, alegou que a mãe, Fátima Devolder, estaria nas Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, durante o atentado terrorista. Todas as declarações foram desmentidas posteriormente. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorDeputado Renato Freitas critica “inspeção aleatória” da PF em avião
Próximo artigoMegaoperação na Itália prende 61 membros da máfia ‘Ndrangheta, a mais poderosa do país