Os Mergulhadores do Pelotão Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontraram, na manhã desta terça-feira (30/05), o corpo do turista e advogado José Paulo Anholete, de 60 anos, vindo do estado do Espírito Santo. Ele estava em uma atividade de pesca esportiva, na tarde de domingo (28/05), quando o bote, usado por ele e mais duas pessoas, afundou no Rio Acari, nas proximidades de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros da capital).
Na ocasião do acidente, dois dos envolvidos conseguiram se salvar. No entanto, José Paulo se afogou e não retornou à superfície. A partir disso, a Polícia Civil naquele município foi informada e o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o trabalho de busca.
“Enviamos, nas primeiras horas de segunda-feira, nossa equipe de mergulhadores da capital para realizar as buscas, e foram feitos mergulhos por mais de 13 horas no primeiro dia. Hoje, nossos bombeiros encontraram o corpo a cerca de dez quilômetros do local do naufrágio, ou seja, nós fizemos uma área muito extensa de buscas para localizar o mais rápido possível”, destacou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz.
O corpo do turista será transportado para Manaus, onde será entregue para a equipe do Instituto Médico Legal (IML) e, posteriormente, será feito o translado para o estado do Espírito Santo.
Entenda o Caso
O advogado José Paulo Anholete desapareceu após a voadeira em que ele estava virar no rio Acari, no município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus).
Os outros dois ocupantes do barco conseguiram se salvar, dentre eles, o delegado da superintendência de Polícia Regional Sul do Espírito Santo, Faustino Antunes Simões Filho, e o guia do grupo, que conseguiram se salvar. No entanto, o advogado submergiu e não retornou à superfície, desaparecendo em seguida. O acidente com a pequena embarcação ocorreu por volta das 14h.
José Paulo foi junto com outros 13 capixabas para pescar no Rio Acari. Eles se dividiram em vários botes para praticar a pesca esportiva.