O Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate) vinculado ao Governo do Amazonas se reunirá nesta terça-feira, 18, com instituições, políticos e empresários para analisar o texto da Reforma Tributária aprovada recentemente na Câmara dos Deputados.

O encontro será no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz). A PEC ainda será votada no Senado Federal.

Na pauta do encontro estão os principais aspectos da PEC, a competitividade da Zona Franca e das receitas do Estado dentro da proposta, a partir das mudanças iminentes, assim como as estratégias adotadas pelo Governo do Estado para a continuidade do processo legislativo da PEC e das legislações subsequentes.

A proposta prevê a extinção das Contribuições sociais PIS/Cofins e dos impostos IPI e ICMS e a criação de dois tributos do tipo IVA, um federal e outro Estadual/Municipal, além do IS (Imposto Seletivo), que incidirá sobre bebidas, cigarros, por exemplo.

Criado em 2019 pelo governador Wilson Lima, o Cate é presidido pelo secretário de estado da Fazenda, Alex del Giglio, e tem como objetivo acompanhar, analisar, propor e articular soluções para a preservação das vantagens comparativas do modelo do Polo Industrial de Manaus (PIM) dentro da Reforma.

Com o apoio técnico do Comitê, o Amazonas conseguiu articular na PEC a preservação do modelo da Zona Franca de Manaus, base de sustentação econômica do estado, e a garantia das receitas do Estado na proposta enviada agora ao Senado. Falta, no entanto, definir os mecanismos que irão operacionalizar essa garantia, que serão definidos em leis complementares.

Artigo anteriorExplosões em ponte na Crimeia interrompem passagem vital para a Rússia, que suspende acordo de grãos
Próximo artigoBalanço de vítimas por desnutrição em seita do jejum no Quênia supera os 400 mortos