
O governador Wilson Lima e o vice-presidente Geraldo Alckmin, conversaram nesta terça-feira, 25, em Manaus, por ocasião da 310ª Reunião do CAS.
Durante o encontro, Wilson Lima falou da importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a economia do Amazonas, além das conquistas e dos investimentos anunciados para fortalecer o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.
Segundo o governador, o modelo é decisivo para o Amazonas e isso precisa ser entendido e garantido pelo Brasil.
O governador destacou o trabalho da bancada dos deputados do Amazonas e a sensibilidade do ministro Fernando Haddad na pauta da Zona Franca. Wilson Lima elogiou também a ação do Governo Federal para fortalecer o antigo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), uma demanda antiga dos pesquisadores.
Esta é a segunda passagem de Alckmin, em 2023, pela capital amazonense. Em março, também ao lado de Wilson Lima, o vice-presidente visitou as instalações do CBA e, na 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), anunciou investimentos do Governo Federal para o Amazonas, especialmente voltados à manutenção das garantias da Zona Franca de Manaus.
Desta vez, além de presidir a 310ª Reunião do CAS, Alckmin assinou o Contrato de Gestão do agora denominado Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Ainda nesta terça, o vice-presidente também inaugura o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro) no bairro Distrito Industrial 2, zona Leste.
No último dia 12 de julho, Alckmin já havia anunciado que a Zona Franca de Manaus receberá, aproximadamente, R$ 1,6 bilhão em novos investimentos. O valor, segundo ele, será para novos empreendimentos e ampliação das instalações de indústrias já existentes, podendo resultar na geração de mais de 1,6 mil novos empregos no polo industrial de Manaus, que atualmente gera mais de 115 mil empregos diretos na região.







