Foto: Reprodução

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (07) uma videoconferência entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e os municípios de Parintins, Manaus, Iranduba e Urucurituba. A videoconferência faz parte da inauguração da Infovia 01, que liga os municípios do trecho Santarém – Manaus com internet banda larga através do Programa Norte Conectado. Durante a solenidade realizada de forma retoma, o Centro de Telemedicina de Parintins foi destaque.

Inaugurado em 2007 pelo prefeito Bi Garcia em parceria com a Intel Corporation, o Centro de Telemedicina de Parintins foi o primeiro centro de telemedicina em floresta tropical do mundo e o primeiro a ser implantado no Brasil. Através desse instrumento, mais de 40 mil pacientes de Parintins e região do Baixo Amazonas foram atendidos em diversas especialidades médicas com profissionais renomados do Amazonas e outros estados do país.

Em sua fala durante a videoconferência, o presidente Lula destacou que o Programa Norte conectado faz parte de um sonho de conectar todo o país com internet de qualidade e otimizar a comunicação no país, assim como trazer grandes melhorias aos serviços públicos.

“A gente vai levar os melhores médicos, os melhores cirurgiões, tudo que é melhor para o atendimento ao povo. Eu tinha muita dúvida de que vai dar certo, e agora estou aqui sentado numa cadeira, na frente de pessoas que estão vivendo isso e estão provando que vai dar certo. O nosso sonho é conectar o Brasil inteiro tanto na educação quanto na saúde”, enfatizou o presidente da República.

Bi Garcia, prefeito de Parintins, enalteceu o encontro com o presidente Lula, destacando a importância da Infovia 01 para a comunicação pública do município e região atendida pelo programa federal. O prefeito salientou os 16 anos de atuação do Centro de Telemedicina e pontuou as melhorias que a Infovia trará para os serviços oferecidos no setor público e para a comunicação local privada.

“No início, esse centro funcionou com internet de satélite e agora nós vamos funcionar com internet de fibra óptica. Isso, para a gente, é um avanço muito importante. Esse cabo de fibra óptica, sem dúvida nenhuma, é uma janela que se abre no coração da Amazônia para que o povo da floresta possa se comunicar e usar dessa ferramenta tão importante que é a tecnologia da internet”, relatou Bi Garcia.

Por conta do trabalho realizado, o Centro de Telemedicina de Parintins virou referência como polo de telessaúde na Organização Mundial de Saúde (OMS), como destacou o coordenador Rafael Prado. A estrutura oferece atendimentos em cardiologia, neuropediatria, neurologia, reumatologia, estomoterapia e outras especialidades médicas.

Artigo anteriorVereador Caio André defende Zona Franca de Manaus e faz duras críticas contra governador de Minas Gerais
Próximo artigoOzonioterapia: após lei liberar prática, Anvisa reforça que aparelhos só são aprovados para fins odontológicos e estéticos; entenda