
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve a prisão preventiva de Raimundo Francisco da Silva (foto em destaque), 52 anos, motorista responsável pela morte de três crianças na Lagoa do Japonês, próxima à divisa de Goiás com São Sebastião, no Distrito Federal, em julho.
Raimundo estava embriagado quando jogou no lago o carro com as crianças e outros adultos. Ele está preso preventivamente desde 30 de julho.
Na decisão, publicada na terça-feira (7/11), o juiz de direito Idúlio Teixeira da Silva negou liberdade ao acusado, tendo em vista a garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal.
Segundo o magistrado, Raimundo assumiu o risco do resultado morte das crianças. “Há notícia de que o autuado, mesmo advertido por outro adulto, resolveu empreender a manobra, sob efeito de bebida alcóolica, sem retirar as crianças do veículo”, reiterou.
“O fato é gravíssimo, uma verdadeira tragédia, com resultados que revoltam a sociedade. A prática de dirigir sob efeito de álcool deve ser coibida com rigor pelo Poder Judiciário, justamente para evitar resultados como este, em que vítimas indefesas tiveram ceifadas as suas vidas”, salientou o juiz.
Na avaliação do juiz, o motorista colocou em risco a aplicação da lei: “Acrescento que há notícia nos autos de que o autuado trocou de roupa, tentando se evadir do local dos fatos, circunstância que reforça a necessidade de sua prisão, por colocar em risco a aplicação da lei penal”.
Raimundo responde por três homicídios qualificados pelo fato de as vítimas serem menores de 14 anos e pelo crime de dirigir sob o efeito de álcool.
Marcha errada
Segundo testemunhas, o homem errou a marcha e jogou o carro na lagoa. Os irmãos Sarah Vitoria Barbosa, de 1 ano; Henrique Gabriel Barbosa Maciel, 3; e Miguel Luís Barbosa Maciel, 4, estavam no veículo e morreram afogados.
Outros três adultos que também estavam dentro do carro conseguiram escapar com vida, entre eles a mãe e a avó dos pequenos, identificadas como Silvania Antônia Barbosa, 24, e Maria Adna Antônia de Jesus, 57, respectivamente.
Com informações de: Metrópoles







