Foto: Divulgação

O Cineclube de Arte apresenta, neste sábado (02/12), o trabalho de Roberto Kahane, cineasta amazonense que possui mais de 40 curta-metragens em sua filmografia. A exibição acontece às 18h30 no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, anexo à Vila Ninita, Centro. A entrada é gratuita e a classificação livre. 

A programação inclui cinco curtas, dentre eles o documentário “Silvino Santos, o Fim de um Pioneiro”, uma produção de 1970, ano do falecimento do cineasta Silvino Santos, que entrou na história do cinema brasileiro com um dos maiores realizadores de não-ficção do país. O curta-metragem mostra seus últimos momentos e fragmentos de sua vasta obra cinematográfica, que, coincidentemente, será prestigiada no Teatro Amazonas no dia 29 de dezembro, com a exibição do filme “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”.

“A obra de Silvino foi muito grande. Quase toda a sua filmografia foi produzida pela J.G. Araújo, uma das maiores empresas da época do ciclo da borracha no Amazonas. É muito importante esse tipo de prestígio”, afirma Roberto Kahane, sobre a exibição do documentário sobre a vida do cineasta.

Além do documentário, serão exibidos os curtas “Fragmentos da Terra Encantada”, “1922, a Exposição da Independência”, “Vale Quem Tem” e “A Propósito de Futebol”. Ao final da experiência, o público poderá acompanhar ainda, uma entrevista com Kahane acerca de suas obras e seu trabalho no ramo cinematográfico.

O Cineclube de Arte é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de valorizar o cinema e os cineastas amazonenses, e fazer com que a população tenha fácil acesso a essas obras cinematográficas.

Artigo anteriorApós impasse, ação mediada pelo MP garante retomada da obra do novo hospital do Hemoam
Próximo artigoMais de 200 lideranças socioambientais lançam manifesto que reconhece protagonismo feminino na proteção das florestas