
O governador Wilson Lima declarou nesta quinta-feira, 07, que empresas médicas contratadas para prestar de serviço à rede pública de Saúde retomaram 100% dos atendimentos nas unidades estaduais de Manaus e interior.
Segundo o governador, os médicos aceitaram a proposta que estabelece um cronograma de pagamento de repasses pendentes acumulados nos últimos dois anos.
De acordo com a proposta apresentada pelo governador, os repasses as três empresas que não foram contemplada com o primeiro pagamento serão liquidados no dia 14 deste mês.
Quanto aos repasses referentes ao mês de setembro, ele disse que serão quitados no dia 21 de dezembro. Os valores correspondentes aos pagamentos pendentes dos serviços prestados no mês de outubro serão liquidados no dia 21 de janeiro.
Com relação aos meses de novembro e dezembro de 2023, o governador destacou que será preciso avaliar a previsão de receita do Estado para 2024 e pré-estabeleceu novas reuniões nos meses de janeiro e fevereiro para discutir possíveis datas.
Wilson Lima se comprometeu, ainda, a sanar pendências financeiras com as empresas médicas dos anos de 2021 e 2022 a partir de março de 2024, parcelado os valores em cinco vezes.
“Agradecemos ao governador, que nos recebeu e foi possível de fato apresentar as nossas demandas. Ouvimos tudo o que o governo poderia fazer nesse primeiro momento para atender essas necessidades e assumimos também o compromisso de retorno às nossas atividades ambulatoriais e eletivas “, disse o clínico geral Victor Hugo Barros.
A neurocirurgiã Cecília Granjeiro também destacou o resultado positivo do encontro. “Realmente, a reunião foi muito positiva, conseguimos conversar de uma forma muito tranquila, muito proveitosa e chegamos também a um acordo final”.
O secretário de Saúde, Anoar Samad, que conduzia as tratativas com a categoria, reforçou o reestabelecimento total dos atendimentos.







