
O Ministério Público Estadual (MPE) deu prazo de 10 dias para o prefeito de Urucurituba, José Claudenor de Castro Pontes, conhecido como Sabugo, encaminhe a Promotoria de Justiça do Município informações sobre do vídeo em que aparece distribuindo dinheiro a vereadores.
O vídeo enviado ao MPF por meio de de Notícia de Fato nº 040.2023.000645, no dia 26 de setembro do ano passado, denuncia o prefeito entregando dinheiro em espécie aos vereadores Muge Gama e Buba Castro.
As imagens gravadas mostram o exato momento em que os vereadores pegam o dinheiro do prefeito.
De acordo com o MPE, as evidencias verificadas no vídeo indicam que a “derrama” está relacionada à propina para garantir apoio ao prefeito.
Conforme avaliação do promotor Kleyson Nascimento Barroso, o fato grave e precisa ser investigado.
O prefeito foi gravado em uma picape de luxo, Toyota Hilux, cor vermelha que está em nome de um empresário que, segundo a Notícia de Fato, ganha licitações para realizar eventos musicais no município desde o início do mandato do atual prefeito. Mais um fato gravíssimo.
Publicação
AVISO
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE URUCURITUBA
Notícia de Fato no 040.2023.000667
Objeto: Apurar suposta entrega de recursos financeiros a vereadores do município de Urucurituba/AM.
DESPACHO
Cuida-se de Notícia de Fato no 040.2023.000667, instaurada em 26/09/2023, em que o noticiante envia mensagem à Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas, com a seguinte narrativa:
Prefeito de URUCURITUBA, José Claudenor de Castro Pontes, conhecido como SABUGO, foi filmado entregando dinheiro em espécie aos vereadores MUGE GAMA e GUBA CASTRO. Os vídeos mostram o exato momento em que os vereadores pegam o dinheiro do prefeito. As evidencias indicam que se trata de propina para garantir apoio ao prefeito. Fato grave que precisa ser investigado.
O prefeito estava em uma picape de luxo Toyota Hilux, que está em nome de um empresário que ganha licitações para realizar eventos musicais no município desde o início do mandato do atual prefeito. Mais um fato gravíssimo.
Considerando que a narrativa apresentada pelo noticiante necessita de elementos concretos de prova, determino a intimação do mesmo, via publicação no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Amazonas – já que trata-se de denúncia anônima –, para que encaminhe a esta Promotoria de Justiça, no prazo de 10 (dez) dias úteis, informações mais claras e precisas, que possibilitem a delimitação do objeto da notícia apresentada, devidamente acompanhada(s) de elementos de prova, sobretudo do vídeo a que se refere, providência essa imprescindível, encaminhando os documentos que corroborem com as informações prestadas, a fim de permitir o início de apuração.
À Secretaria desta Promotoria de Justiça para as devidas providências.
Urucurituba/AM, 04 de janeiro de 2024.
KLEYSON NASCIMENTO BARROSO Promotor de Justiça







