Fazer audiovisual a partir da periferia de Manaus é um dos objetivos do projeto Perifacine, iniciativa que oferece oficinas gratuitas de direção de produção audiovisual para 20 artistas que residem nas periferias da capital e desejam utilizar o audiovisual como ferramenta de trabalho, para, desenvolverem seus projetos artísticos e, ampliarem sua visibilidade no mercado cultural.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, através do link: https://docs.google.com/forms/
A iniciativa busca criar novas conexões com outros artistas e profissionais do setor, proporcionando uma rede de contatos e possibilidades de trabalho para o público-alvo. No projeto, os participantes serão divididos em duas turmas, ambas com carga horária de nove horas, distribuídas em três aulas de três horas.
As oficinas serão ministradas pela produtora ISIS de Manaus, que também é a idealizadora da atividade.
“O Perifacine tem o intuito de acessibilizar o audiovisual para pessoas que não tenham oportunidades de fazer um curso, uma oficina, e fazer uma democratização de conhecimento e de acessos ao audiovisual”, explicou ISIS.
Os interessados devem acompanhar o perfil nas redes sociais da Pedra de Fogo Produções, no seguinte endereço: https://www.instagram.com/
Cronograma
A metodologia adotada consistirá em três encontros semanais (segundas, quartas e sextas), com duração de três horas cada, divididos em duas turmas de até 10 participantes. Os temas abordados são: Introdução à Direção de Produção Audiovisual; Gerenciamento de Documentação, Equipes e Logística; Gerenciamento de Orçamento e Financiamento de Projetos Audiovisuais.
Na última aula, serão escolhidos dois alunos de cada turma para integrarem a equipe de produção de dois episódios do web programa Música do Norte, sob a supervisão da instrutora ISIS, a fim de proporcionar a experiência prática da oficina, além disso os quatro selecionados ganharão uma bolsa de R$300. O programa “Música do Norte” é produzido, desde 2020, pela produtora Pedra de Fogo.
O projeto Perifacine foi contemplado pelo edital PROGRAMA MANAUS FAZ CULTURA 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.