O Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Nuriam/Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), assinou na sexta-feira (2), termos de adesão com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), de Educação e Desporto Escolar (Seduc), de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) para alavancar as políticas internacionais do estado.
“Agradeço o governador Wilson Lima por disponibilizar quatro secretarias de Estado para fazer parte do Nuriam. Recentemente, ele buscou investimentos e apresentou projetos na China para o fortalecimento do nosso Estado. Esse diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo é muito importante para a população amazonense”, disse o deputado João Luiz.
O titular da Sedecti, Serafim Corrêa, afirmou que Brasil e China são grandes parceiros. “Precisamos interagir cada vez mais, pois a Zona Franca de Manaus compra preponderantemente os componentes da China e as exportação do agronegócio vão para este país asiático. Intensificar essa parceria é de total relevância, e isso nós estamos fazendo aqui pelo apoio da Sedecti no Governo do Estado com o Nuriam da Assembleia Legislativa, que é coordenado pelo deputado João Luiz”, explicou Corrêa.
Para a secretária de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, essa assinatura é fundamental para o Governo do Amazonas participar da competitividade internacional. “Nós estamos muito felizes, pois o Núcleo de Relações Internacionais da Aleam vai abrir portas para educação e outras frentes do nosso estado”, frisou.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, informou que a participação é muito importante para o desenvolvimento turístico no estado do Amazonas. “O núcleo tem mais relações comerciais, porém, conseguimos divulgar o destino do Amazonas e captar mais turistas”, pontuou.
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira agradeceu ao deputado João Luiz pelo convite que foi feito para a pasta do Governo do Amazonas para compor o Núcleo de Relações Internacionais da Aleam.
“Isso é extremamente importante, pois a Assembleia Legislativa está antenada e alinhada no que está acontecendo na Amazônia e o Amazonas tem participação no que está ocorrendo nas questões de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Essa é mais uma maneira para que possamos qualificar para os países parceiros o que é a Amazônia e o modo de vida do amazonense”, concluiu.
A assinatura do termo de adesão entre a Aleam e as secretarias do Governo do Amazonas aconteceu no auditório Belarmino Lins, na zona Centro-Sul de Manaus.