Pela primeira vez, em mais de 25 anos, a International Negotiation Competition (INC) 2024 será realizada na América do Sul. Criada em 1998 nos Estados Unidos, a competição acontecerá no Brasil, em Manaus e será realizada  na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), de 10 a 14 de julho. Estarão reunidas 16 equipes, cada uma formada por dois estudantes de Direito de universidades ao redor do mundo, oriundas de 15 países: Austrália, Brasil, Canadá (com duas equipes), Inglaterra, Índia, Indonésia, Itália, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Escócia, Singapura, Estados Unidos da América e País de Gales. O Brasil será representado por Névio Ferreira de Azevedo Neto e Filipe Araújo Pedra, da Universidade de São Paulo (USP). O projeto é liderado pela CMI Interser, consultoria especializada em negociação fundamentada na metodologia do Projeto de Negociação da Universidade de Harvard, cujos conceitos são a base das disputas de negociação da INC. O quadro de avaliadores é formado por advogados, empresários e importantes professores de Direito dos países participantes.

De acordo com o relatório Justiça em Números 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente tramitam 83,3 milhões de processos na justiça brasileira. O grande objetivo da iniciativa é capacitar profissionais e futuros líderes para lidarem de forma diferente com a resolução de conflitos e, consequentemente, evitarem o litígio como única solução. “O palco da competição também é tema de um dos mais importantes interesses mundiais e foi estrategicamente escolhido, pois a Amazônia desperta debates com relação ao futuro sustentável do planeta e serão necessárias negociações futuras acerca deste ponto. Os jovens que participarão da competição são os futuros líderes que, provavelmente, estarão envolvidos nas decisões e nas resoluções dos desafios globais, portanto, é fundamental a iniciativa da INC em aproximá-los destes temas”, afirma o representante da INC na América Latina e CEO da CMI Interser Brasil, o gaúcho Henri Krause. 

Estarão entre os temas das negociações da INC 2024: mudanças climáticas e desastres ambientais; geopolítica e conflitos, desafios econômicos, cibersegurança e tecnologia, direitos humanos, entre outros. Além das rodadas de negociação, compõe o cronograma da INC 2024 uma masterclass, que será ministrada pelo presidente da INC, Larry Teply. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TCE/AM no YouTube. Mais informações no site inc.cmiinterser.com.br.

CRONOGRAMA INC 2024 – MANAUS:

Quarta-feira (10 de julho)

12h – Credenciamento

14h – Abertura oficial

16h30 – Masterclass, com Larry Teply, presidente da INC

18h – Coquetel de abertura

20h – Encerramento das atividades

Quinta-feira (11 de julho)

8h às 12h – Rodada de negociação 1A 

14h às 18h – Rodada de negociação 1B

20h – Teatro Amazonas

Sexta-feira (12 de julho)

Dia livre para turismo na Região

Sábado (13 de julho)

8h às 12h – Rodada de negociação 2A

14h às 18h – Rodada de negociação 2B

Domingo (14 de julho)

8h às 14h – Rodadas de negociação múltiplas

20h30 – Jantar de premiação

SOBRE A INC

Em 1998, duas faculdades de Direito americanas, a Creighton University e a Pepperdine University, realizaram a primeira International Negotiation Competition (INC). A edição inaugural foi organizada pela Pepperdine e modelada na competição de negociação existente, organizada pela Divisão de Estudantes de Direito da American Bar Association. Os países representados no primeiro movimento foram: Austrália, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos. A equipe australiana, da University of Sydney, foi a primeira vencedora da placa itinerante apresentada pelo Practicing Law Institute of New York City. Desde então, a competição expandiu-se internacionalmente, com equipes competindo regularmente da Austrália, Canadá, Dinamarca, Inglaterra e País de Gales, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Porto Rico, Rússia, Escócia, Singapura, Brasil, Coreia do Sul, Suíça e EUA.

SOBRE A CMI INTERSER

É uma empresa internacional com mais de 30 anos de atuação prestando consultoria e capacitação especializada em negociação, construção de relacionamentos significativos, mediação, prevenção e resolução de conflitos. A expertise da empresa soma a metodologia do Projeto de Negociação da Universidade de Harvard aos mais modernos conhecimentos das ciências do comportamento humano para entregar serviços como consultoria focada em facilitação de processos; preparação, diagnóstico e avaliação de negociações; e humanware: gestão de processo de mudança. Também atua com capacitação em negociação e gestão; mindfulness at work; e palestras. A origem da organização acontece em Harvard, onde foi criada a teoria da negociação mais reconhecida do mundo nas últimas décadas. Já atuou com clientes como a Bayer, BBVA, Citroen, Coca-Cola, Ford, HP, IBM, Santander, Peugeot, SAP e Toyota.

Artigo anteriorEnsino bilíngue da rede estadual do Amazonas se torna referência para criação de escola bilíngue no Pará
Próximo artigoAmazonas Green Jazz Festival 2024 abre inscrições para masterclasses gratuitas com artistas nacionais e internacionais