Tullio Puglia – UEFA/UEFA via Getty Images

Tetracampeã! A Espanha superou a Inglaterra por 2 a 1 neste domingo (14) e conquistou o quarto título de sua história na Eurocopa. Em segundo tempo agitado, Nico Williams abriu o placar para a Fúria com menos de um minuto; Palmer deixou tudo igual para o English Team, mas Mikel Oyarzabal, a quatro minutos do fim, se esticou e fez o gol do título.

1974, 2008, 2012, e agora, 2024. Sob o comando de Luis de la Fuente, a seleção ibérica ultrapassou de vez a França e se tornou a maior campeã da história da competição. Os Três Leões, por outro lado, seguem a apatia de nunca ter conquistado o continental.

COMO FOI O JOGO?

A primeira etapa de partida teve um respeito excessivo entre as partes. Sobrou medo de jogar, faltou qualidade. A melhor oportunidade de inaugurar o marcador ficou com o English Team, com Harry Kane. Bellingham tomou a bola de Carvajal já no campo ofensivo e serviu para o centroavante na entrada da área. Ao dominar, o Furacão perdeu tempo de finalizar, e Rodri se esticou para travar a finalização, já aos 44′.

Porém, com menos de um minuto do segundo tempo, a Espanha deu a melhor resposta possível aos ingleses. Carvajal achou grande passe para Lamine Yamal; o jovem do Barcelona invadiu a área e tocou para o outro lado. Dani Olmo passou da bola, mas Nico Williams, no lugar certo, chegou batendo cruzado, abrindo o placar.

Gareth Southgate, então, precisou agir. Além de tirar Kane para colocar Watkins, herói da semifinal, o treinador sacou o volante Mainoo para a entrada de Cole Palmer, mais ofensivo. Três minutos depois, Saka fez a criação da jogada, Bellingham ajeitou com mel na entrada da área, e o meia do Chelsea bateu colocado com o pé canhoto, sem chances para Unai Simón. Tudo igual em Berlim.

Restando quatro minutos para o fim do tempo regulamentar, brilhou a estrela de um herói improvável. Em jogada pela esquerda, Oyarzabal achou Cucurella no corredor. O lateral avançou e cruzou rasteiro na área, devolvendo para o basco, que esticou o pé direito, deslizando no gramado para fazer o gol do título espanhol.

Artigo anterior“Cidades são hostis às pessoas com deficiência”, afirma secretária
Próximo artigoGigantes da Floresta bate recorde de visitação em um único dia