Daniel Carde/Getty Images

O grupo palestino Hamas anunciou nesta segunda-feira (30/9) que seu líder no Líbano, Fatah Sharif Abu al Amine, foi morto em um ataque aéreo imposto por Israel no sul daquele país,. Segundo o grupo, ele morreu junto com sua esposa, filho e filha em um “assassinato terrorista e criminoso”. As informações são de O Globo.

“Fatah Sharif Abu al Amine, o líder do Hamas no Líbano e membro da liderança do movimento no exterior foi morto em um bombardeio contra sua casa, na zona rural de Al Bass, Sul do Líbano”, disse o Hamas, em um comunicado.

A agência oficial libanesa ANI relatou um ataque aéreo no campo, perto da cidade de Tiro, no sul do país, e disse que foi a “primeira vez” que o local foi atacado.

O anúncio do Hamas ocorreu horas depois de a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) ter dito que três dos seus membros foram mortos num ataque no distrito de Kola, em Beirute.

Após ataques áereos realizado pela Força Aérea Israelense em diversos pontos do Líbano e contra estruturas do grupo rebelde Houthis, no Iêmen, o Ministério da Saúde do Líbano informou, nesse domingo (29/9), que 105 pessoas foram mortas e 359 ficaram feridas na última série de ataques no país.

Os ataques mortais ocorreram em cidades e vilas no sul do Líbano, Bekaa, Baalbek-Hermel e nos subúrbios ao sul de Beirute.

Novo ataques

Os militares israelenses confirmaram novos ataques nesse domingo, incluindo em Dahiyeh, um subúrbio ao sul da capital, Beirute, e no Vale de Bekaa, no nordeste do Líbano.

Como resposta aos ataques recentes dos Houthis, grupo aliado ao Irã, contra Israel, as forças israelenses atacaram o Iêmen a 1,8 mil km do Estado de Israel.

No sábado (28/9), o Exército de Israel informou ter matado outro membro da cúpula do Hezbollah, o comandante da unidade de Segurança Preventiva, Nabil Qaouk. A ofensiva ocorreu na madrugada de sábado para domingo, no subúrbio de Beirute, no Líbano. Segundo os militares, o homem integrava o conselho central da organização.

Na sexta-feira (27/9), uma ação de Israel matou o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah. O corpo do líder foi recuperado “intacto”, de acordo com informações da agência de notícias Reuters. Fontes disseram à agência que o corpo não apresentava ferimentos, e a causa da morte aparenta ser um traumatismo contundente, resultado da força da explosão.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorFlamengo demite técnico Tite; Filipe Luís assume como interino
Próximo artigoBlack Friday: Shopee anuncia novo centro logístico e entrega no mesmo dia na Grande SP