Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) entregou, nesta quarta-feira (02/10), a Agência Transfusional do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste, com a estrutura revitalizada, capacidade de armazenagem triplicada e novos equipamentos. A Agência Transfusional passa a atender, em média, 500 pacientes por mês, com a disponibilização de bolsas de sangue, de plasma e de crioprecipitado.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, com o espaço modernizado, a qualidade na assistência hemoterapêutica dos pacientes da unidade, que precisam de transfusão sanguínea, será otimizada.

“A entrega desse espaço no Hospital João Lúcio é de extrema importância. Antes, eram armazenadas 150 bolsas de componentes sanguíneos e, a partir de agora, estamos triplicando essa capacidade, trazendo agilidade na assistência, melhorando a qualidade dos serviços aos pacientes da unidade”, declarou a titular da SES-AM.

Os equipamentos destinados à modernização da Agência Transfusional da unidade foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles (PL), no valor de R$ 300 mil. O recurso contempla a compra de freezers para armazenamento de plasma e hemoderivados; agitadores de plaquetas; microscópios seladores de banco de sangue; nobreaks; cadeiras fixas, entre outros equipamentos.

De acordo com a diretora do HPS João Lúcio, Juliana Medeiros, foi possível, com a reforma, aprimorar a infraestrutura da Agência, elevando a qualidade dos serviços prestados no hospital. “Agradeço ao Governo do Amazonas e, também, ao deputado Delegado Péricles, por essa conquista”, pontuou.

Artigo anteriorADS reúne Comissão Interinstitucional para análise documental de subvenções da borracha e da piaçava
Próximo artigoGoverno do Amazonas entrega ajuda humanitária e sistema do projeto Água Boa a comunidade na zona rural de Manaus