Explodiu nesta quarta-feira, 2, uma bomba no aeroporto Miyazaki, no sudoeste do Japão. No momento da explosão, nenhuma aeronave estava próxima, mas a ocorrência causou o cancelamento de mais de 80 voos.
De acordo com as autoridades do Ministério dos Transportes do Japão, a explosão aconteceu em uma pista de táxi e deixou uma cratera de sete metros de largura e um metro de profundidade.
Uma equipe de desarmamento de bombas das Forças de Autodefesa do Japão afirmou que o dispositivo bélico é de origem estadunidense. O artefato pesa mais de 200 kg. Acredita-se que originalmente a bomba tenha sido lançada durante a Segunda Guerra Mundial.
Em setembro, tropas japonesas descobriram uma suposta bomba da Segunda Guerra Mundial na capital da província de Okinawa. Ela foi desarmada e exigiu a evacuação de mais de mil pessoas em um raio de 290 metros da bomba.
O aeroporto voltou a funcionar nesta quinta-feira, 3. Um avião da Japan Airlines marcou o primeiro voo desde que o aeroporto foi fechado na quarta, para reparos na pista de táxi.
No mesmo aeroporto, duas bombas já haviam sido descobertas em 2011 e 2021. Essa “coincidência” pode ser explicada pelo fato de Miyazaki ter sido construído como uma base da marinha imperial japonesa, em 1943, dois anos antes do fim da Segunda Guerra Mundial.
Com informações de IstoÉ