A candidata a vereadora do PT Anne Moura (13.123) pode ser a única filiada do Partido dos Trabalhadores em Manaus eleita pela população para o cargo de parlamentar na Câmara Municipal. O nome da secretária nacional de Mulheres do PT aparece em destaque em todas as enquetes para candidatos à vereança divulgadas pelos institutos de pesquisa eleitoral na capital até o momento.

Os números positivos nas pesquisas mostram que ela tem chances reais de ser escolhida pelo povo para representá-lo na Câmara. Na Federação PT, PCdoB e PV, que tem como candidatos à prefeitura Marcelo Ramos e Luís Castro pela coligação “Manaus mais forte” (PT, PCdoB, PV, PDT, Rede, PSOL e Solidariedade), ela destaca-se pela força social e conexão com a população da periferia. Nasceu no bairro do Coroado, zona Leste de Manaus, onde vivenciou na pele todos os problemas pelos quais passam a maioria da população da capital.

Iniciada no ativismo social aos 16 anos através do movimento estudantil – época que também se filiou ao PT, Anne Moura construiu uma trajetória de destaque com duas décadas de atuação na política nacional e local. Já foi candidata a vice-governadora em 2022, participou ativamente da transição do governo Lula com a retomada das políticas públicas nacionais e, atualmente, é coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, onde impulsiona candidaturas femininas em todas as regiões e partidos políticos do país.

Referências

A formação pessoal dela foi construída a partir dos ensinamentos de inúmeras mulheres importantes que passaram em sua vida: da mãe à avó, da liderança sindical e religiosa como Mãe Nonata até nomes nacionais como a deputada federal Benedita da Silva. Anne Moura é a candidata com competência e talento para ser a voz do povo manauara na Câmara por entender os problemas e saber o que precisa ser feito no parlamento para proporcionar qualidade de vida.

A descendente do povo Mura é casada e mãe de um menino de 2 anos. Nas eleições de 2022, fez campanha gestante. Lutou até o último momento pelo que acreditava ser o melhor para o governo na época. A característica maior da “filha do Coroado” nunca foi desistir, pelo contrário. Anne tem a inteligência para saber o que fazer e a resiliência para esperar o momento certo de agir.

Ela foi a mais jovem secretária nacional de Desenvolvimento Econômico do PT e também foi co-criadora do “Elas por Elas”, um projeto que fomenta mais representatividade de mulheres do PT nos espaços de poder pelo Brasil.

Mulheres, direito à cidade e justiça social

Em uma campanha ampla e consistente, Anne Moura percorreu Manaus de ponta a ponta fazendo caminhadas e reuniões de Norte a Sul com grupos de moradores, ativistas sociais de periferia, mães e mulheres, artistas e agentes da cultura, movimentos ambientais e religiosos, além de várias categorias de trabalhadores como professores, profissionais da saúde e servidores públicos federais. Crespo, São José, Alvorada, Cidade Nova, Compensa, Tancredo Neves, Japiim, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Tarumã e o próprio Coroado estão entre os bairros visitados.

Dentre as propostas e compromissos assumidos por Anne estão a construção de mais creches, a construção da segunda maternidade municipal, proteção a mães e mulheres, fortalecimento da saúde primária com mais UBS e extensão de horários, CPI do Sisreg para resolver problema das filas, piso salarial da Enfermagem, educação de qualidade para autistas com capacitação para professores, direito à cidade e mobilidade urbana, incentivo à economia solidária e geração de emprego e renda, fomento à cultura, proteção do meio ambiente com arborização, gestão de resíduos sólidos, ampliação dos CAPs para saúde mental, dentre outros.

Artigo anteriorLula retira urgência de projeto da tributária que tramita no Senado
Próximo artigoAdail Pinheiro reúne multidão em comício e fortalece candidatura à Prefeitura de Coari