Eleita com 54,69% dos votos válidos à Prefeitura de Maués, a vitória de Macelly Veras está marcada fundamentalmente por dois simbolismos: ser a primeira prefeita do município e ter derrotado a dinastia Leite, que desde os anos de 1980 era dona da hegemonia política local.

A vitória da ex-vereadora vai além da eleição ao cargo de prefeita. Ela derrotou, também, o vice-prefeito Sérgio Mazzini Leite Filho (PSD), com diferença de 2.780 votos.

O confronto foi direto, tête-à-tête. Macelly Veras e Mazzini Leite foram os únicos candidatos a disputar a prefeitura da Terra do Guaraná.

Venceu Macelly Veras, venceu a força da mulher, que lutou contra intepridamente contra os tentáculos poderosos de forças antagônicas enraizados não só na esfera municipal mas, também, na estadual e até federal.

Não é demais lembrar que Mazzini Leite contava com o apoio do influente deputado Sidney Leite do governador Wilson Lima e do presidente Lula.

Macelly não descente de nenhuma linhagem política, ao contrário de Mazzini Leite, que seria a continuidade da dinastia Leite, iniciada nos anos 80 pelo então vice, Sidney Leite, que largou a faculdade de Comunicação Social da Ufam para ser prefeito de Maués em substituição a Humberto Michilles.

Artigo anteriorProfessora Áurea e João Campelo fazem história nas eleições municipais no interior do Amazonas
Próximo artigoArgentino critica comemoração de brasileiro: “Gritou na nossa cara”