Com força capaz de atingir a categoria máxima em um intervalo de menos de 24 horas, o furacão Milton pode ser considerado o pior em 100 anos a afetar os Estados Unidos. Ele é o terceiro com grande potencial de destruição que chega ao país em pouco mais de três meses.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, sigla em inglês), o furacão Milton continua sendo uma poderosa tempestade de categoria 5 que atinge a região sudoeste de Tampa, na Flórida. Porém sua velocidade de vento caiu ligeiramente para aproximadamente 257 km/h.
Potencial de destruição
O furacão Milton ganhou força na segunda-feira, 7, sobre o Golfo do México que, segundo o “ClimaTempo, está com as águas de 1°C a 2°C acima da média, esse calor contribuiu para que a tempestade e a velocidade do vento se intensificassem.
As autoridades da Flórida intensificaram na terça-feira, 8, os pedidos de evacuação antes da chegada do furacão. A preocupação em relação ao Milton se dá pelo fato de o furacão Helene ter passado pela região há 10 dias e deixado mais de 234 mortos. “Toda a península da Flórida está sob algum tipo de alerta ou aviso”, afirmou o governador Ron DeSantis.
O presidente Joe Biden afirmou que o furacão Milton pode ser “a pior tempestade na Flórida em um século” e pediu aos norte-americanos em áreas de risco que se retirem. “É uma questão de vida ou morte”, alertou.
A baía de Tampa, na Flórida, não sofria um grande impacto de furacão fazia mais de um século. Com o Milton, pode enfrentar ressacas de 2,4 e 3,6 metros, representando o maior risco de inundações na área.
Com informações de IstoÉ