O Botafogo foi multado pela Conmebol em 60 mil dólares (cerca de R$ 335 mil), por conta de gestos racistas feitos por um torcedor alvinegro. O ato aconteceu em agosto, na vitória do clube carioca contra o Palmeiras, em jogo de ida das oitavas da Libertadores.
De acordo com a Conmebol, as imagens captadas do torcedor do Botafogo infringem o artigo 15.2 do Código Disciplinar da entidade.
“Qualquer associação, membro ou clube cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será sancionado com uma multa”, diz o artigo do Código Disciplinar da Conmebol.
Após a vitória do Botafogo diante do Palmeiras no Estádio Nilton Santos, um torcedor foi visto fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras. O clube carioca agiu rápido, e no dia seguinte, identificou e baniu o homem permanentemente do estádio. Além disso, ele foi excluído do quadro de sócios do Glorioso. Com informações de Metrópoles.