O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando as obras de construção e instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água nas comunidades São Pedro de Iracema, São José do Amatari e Santa Rosa de Lima, localizadas na zona rural de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

Com investimento de R$ 2,4 milhões, a obra apresenta um avanço total de 62% e contempla as três comunidades rurais do município, que passarão a contar com água tratada e de qualidade, levando benefícios a todos os moradores.

“Obras como essa, de construção de sistemas de abastecimento de água, são de fundamental importância para garantir melhorias na qualidade de vida da população e uma transformação positiva para cada morador das comunidades beneficiadas. Essa é uma das prioridades do governador Wilson Lima, levar água tratada para toda população”, afirmou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Na comunidade São Pedro de Iracema, os trabalhos seguem com a perfuração do poço, cuja profundidade é de 150 metros, e com a alvenaria do chafariz. Em seguida, serão realizados serviços de chapisco e reboco da alvenaria, escavação da fundação da caixa d’água e instalação hidráulica do chafariz.

Também serão implantados 1.020 metros de rede de distribuição para atender a comunidade, que possui 119 residências. A obra na comunidade São Pedro de Iracema alcançou 11% de execução.

Morador da comunidade há 25 anos, o pedreiro Ataíde Lira, 52, falou da felicidade em saber que, em breve, não faltará água tratada em sua residência.

“A gente tem um sistema de água na comunidade, mas que não está mais dando conta. Na minha rua ninguém tem água e a gente precisa puxar na bomba, então com essa obra do Governo, vamos poder ter acesso a uma água de qualidade e vai beneficiar todo mundo”, destacou o morador.

Expectativa

Em São José do Amatari, as obras alcançaram 74% de execução. Já foram concluídos os serviços de alvenaria, cerâmica do chafariz, a estrutura da caixa d’água, construção da cerca de proteção, construção do piso e plantação de grama.

Para a dona de casa Maricilda Lima, 57, a expectativa para que a água tratada chegue finalmente em sua residência, é grande. “Aqui não temos água tratada, então temos de buscar lá na beira do rio. Com a distância, é realmente um sacrifício para nós. Então esse sistema vai melhorar muito a nossa vida e vai ser uma glória para nós”, ressaltou.

Também foi finalizado o serviço de perfuração de poço na comunidade, cujo sistema terá 3.375 metros de rede de distribuição e um chafariz com cinco torneiras para atender 130 residências.

Da mesma forma, na comunidade de Santa Rosa de Lima, foi concluído o serviço de perfuração de poço. O sistema dessa comunidade irá fornecer água à população por meio de um chafariz com cinco torneiras, atendendo as 160 famílias. A obra apresenta avanço de 92%.

Situada na região do Médio Amazonas, o município de Itacoatiara conta com uma população de 103.598 habitantes, segundo dados atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022.

Artigo anteriorTRT-11 lança Manual do Trabalhador Amazônico em português, espanhol e nheengatu
Próximo artigoIndígena Analice Mayuruna tem um dos olhos “extirpado” durante fúria de ciúme do marido no Vale do Javari