Um dos eventos de economia criativa mais tradicionais de Manaus está de volta. A Feira da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), mais conhecida como Feira da FAS, retorna no próximo domingo, 20 de outubro, com mais de 50 empreendedores, produtos diversos, aula de yoga, café da manhã regional, hortifrutis, atividades para crianças, gastronomia e atrações culturais. 

A Feira ocorre, das 8h às 19h, na sede da instituição, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no bairro Parque Dez. O evento é Pet Friendly, permitindo a entrada de pets acompanhados dos seus tutores. Nesta edição, a feira tem o patrocínio do Consulado da Mulher. 

Haverá expositores de artesanatos, camisetas, colecionáveis, produtos da medicina indígena, acessórios para crianças, entre outros. Além disso, estarão presentes associações de mulheres indígenas com produções originais de biojoias, bolsas, artesanatos, peças de decoração, entre outras. 

Os visitantes também conhecerão a campanha “Mude pelo Clima”, que incentiva a população a adotar hábitos mais sustentáveis, além de trazer um alerta sobre as mudanças climáticas e as consequências das agressões contra o meio ambiente. 

Entre as ações da campanha, ocorrerá a prática de yoga, com o time da empresa Integrar Yoga, das 8h às 9h20, e uma roda de conversa, das 9h25 às 10h, sobre o tema “Caminhos para ação em tempos de Emergência Climática”. O aulão solidário de yoga estará recebendo doações para apoiar a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que estão em campanha apoiando populações indígenas atingidas pelas queimadas na região. 

As inscrições estão sendo realizadas mediante pix para a chave 63.692.479/0001-94. O valor sugerido é de R$ 30, mas cada pessoa pode enviar o valor que estiver ao seu alcance. A transferência deve ser feita com a descrição “Aulão Solidário de Yoga”. Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar o comprovante da transferência bancária através do whatsapp para o contato (92) 99143-9366.

“A Feira da FAS é a oportunidade de reunir família e amigos, e aproveitar o domingo com uma programação diferenciada. O local estará disponível para oferecer atividades variadas para todas as idades. Além disso, esse será um momento necessário para debater temas urgentes, como a importância da conservação do nosso meio ambiente e das pessoas que vivem na floresta e dependem da existência da mesma”, comenta a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade.

Nesta edição, a Feira é patrocinada pelo Consulado da Mulher, uma organização que promove o fortalecimento das mulheres através da inclusão produtiva para que conquistem sua independência financeira e emocional, gerando um efeito positivo em suas comunidades.

      “Estamos orgulhosos em patrocinar a Feira da FAS, que celebra a criatividade, a força empreendedora amazonense e contribui com o fortalecimento da economia local. Ao prestigiar os produtos das empreendedoras, impulsionamos uma cadeia produtiva mais justa e sustentável, além de transformar a vida de muitas famílias. E esse é o papel do Consulado da Mulher que já beneficiou mais de 40 mil pessoas ao longo dos seus mais de 22 anos, tendo a Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, como principal mantenedora”, celebra Adriana Carvalho, Diretora Executiva do Consulado da Mulher.

As associações indígenas que estarão na Feira da FAS são do projeto “Parentas que Fazem”, que é implementado pela FAS com apoio do Google.org, instituição filantrópica do Google, e em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas (Makira-E’ta). Um dos diferenciais desta edição da Feira serão as sessões de massagem e massoterapia, além de um espaço com jogos educativos da Amazônia e outros produtos feitos com elementos da natureza.

A curadoria e produção do evento é coordenada pela Somos Benevolência. A fundadora da organização, Paula Gabriel, destaca a programação gratuita que é oferecida. “O bom da Feira da FAS é que temos programação desde o café da manhã, inclusive, com opções de itens regionais como o famoso x-caboquinho, yoga, feira de hortifrutis, atividades para crianças, ações de educação ambiental, opções para almoçar, além de música e outras atividades culturais. O evento já é uma tradição em Manaus e é referência em diversão, e segurança. Então, já avisa todo mundo para não ficarem de fora”, declara.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Artigo anteriorGabigol sonha com marca histórica no Flamengo: ‘Vou ficar muito feliz’
Próximo artigoCachorro morre eletrocutado ao tocar em fio rompido durante temporal