23.3 C
Manaus
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Em Coari, evento apoiado pelo Governo do Amazonas debate sobre as licenciaturas no Médio Solimões

Acervo da coordenadora do evento, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

A segunda edição do Encontro das licenciaturas no Médio Solimões começa dia 30 de outubro, em Coari (distante 363 quilômetros da capital). O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue com atividades 1º de novembro, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 001/2024, da Fapeam, o encontro visa promover a integração e troca de conhecimento entre as comunidades acadêmicas das cidades do Médio Solimões, com o propósito de construir uma visão da educação de forma inclusiva, equitativa, tecnológica e comprometida com os Direitos Humanos e responsabilidades ambientais.

A coordenadora do evento e doutora em química, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, da Ufam, tem a expectativa de que o evento possa promover um maior diálogo entre as licenciaturas nas cidades do Médio Solimões, com participantes de Manaus, Coari, Codajás e Tefé (distantes a 240 km e 523 km da capital, respectivamente), refletindo, dessa forma, no desenvolvimento de parcerias e atividades colaborativas.

“Haverá ainda a elaboração de dois livros que reunirão os melhores trabalhos enviados na modalidade de resumo, trabalho completo, material didático e concurso de fotografia”, afirmou.

O público-alvo da atividade inclui estudantes de licenciatura, professores, público em geral da área de educação. A estimativa de participação é de aproximadamente 150 pessoas.

A programação é composta por três palestras, duas mesas redondas, feira de artesãos e produtores regionais, espaço para pequenos cientistas, três minicursos e sete oficinas. No primeiro dia do evento (30/10), as atividades ocorrem das 17h às 19h30. No segundo (31/10), das 8h às 20h. E, por fim, no terceiro dia (1°/11), das 8h às 21h. Saiba mais informações sobre o encontro em: https://elims.com.br/

Apoio da Fapeam

O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

“A Fapeam está incentivando por meio do recurso financeiro, o que possibilitará a vinda de palestrantes de outras cidades e pesquisadores que ofertarão minicursos e oficinas. Por fim, é por meio do recurso obtido que poderemos realizar a divulgação, por meio da elaboração do site e de materiais de divulgação”, concluiu.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/

Artigo anteriorPolícia Federal deflagra Operação Dracarys para combater desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas
Próximo artigoRS: Brigada Militar confirma que atirador “foi neutralizado” pelo Bope