Indígenas protestam em Brasília contra proposta do Marco Temporal (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) convocou, nesta terça-feira (29), mobilizações em diversas regiões do país para o dia 30 de outubro, em protesto contra a PEC 48, conhecida como “PEC da Morte”. A proposta visa inserir a tese do marco temporal na Constituição Federal de 1988.

A mobilização inclui uma marcha em Brasília e a entrega de uma carta aos Três Poderes, detalhando reivindicações relacionadas aos direitos dos povos indígenas. No Distrito Federal, cerca de 400 lideranças indígenas estão reunidas para participar de agendas no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de pressionar as autoridades pela rejeição da PEC.

A Apib destaca que o marco temporal é uma tese ruralista e anti-indígena, pois desrespeita o direito originário dos povos aos territórios ancestrais, já garantido pela Constituição de 1988. (Com informações do Conselho Indigenista Missionário).

Artigo anteriorSSP-AM convoca proprietários para restituição de celulares recuperados pelo Programa RecuperaFone
Próximo artigoJustiça revoga prisão temporária de integrantes do ‘Bonde dos Mauricinhos’ em Manaus e impõe medidas cautelares