Na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 10h20, policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental interromperam uma obra de terraplanagem em andamento na Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. A equipe do Batalhão Ambiental, durante um patrulhamento de rotina, identificou a operação de maquinários pesados sem o devido licenciamento ambiental exigido pelas autoridades competentes.

No local, as equipes encontraram a construção de um muro nos fundos do terreno, às margens do Igarapé da Bolívia, em uma Área de Preservação Permanente (APP), o que configura um agravante na ocorrência.

O responsável pela obra admitiu que não possuía licença no momento e estava “providenciando a regularização”. Por conta da ausência de licenciamento, ele foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para responder por crime ambiental, conforme os Artigos 60 e 64 da Lei 9605/98.

Equipamentos apreendidos

Durante a ação, foram apreendidas várias máquinas e equipamentos pesados, utilizados no projeto de terraplanagem, com um valor total estimado em cerca de R$ 980.000,00. A lista de maquinários inclui:

  • Retroescavadeira John Deere modelo 310L;
  • Retroescavadeira JCB modelo 3cx;
  • Motoniveladora Patrol Changlin;
  • Caminhão-caçamba Mercedes Benz modelo 2729, placa DDG 2I70;
  • Rolo compactador modelo Dynapac.

As autoridades reforçam que a operação segue o compromisso do Batalhão Ambiental de proteger áreas de preservação e combater infrações ambientais. O responsável não possuía passagens anteriores pela polícia, mas as medidas cabíveis foram encaminhadas ao 19º DIP para apuração dos fatos e penalidades.

Artigo anteriorGovernador Wilson Lima reúne-se com representantes do comércio para debater regulamentação da reforma tributária
Próximo artigoPolícia Civil prende mulher em Manaus por torturar e queimar menina de 12 anos com plástico derretido