O Governo do Amazonas concluiu a modernização do sistema de iluminação pública do município de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), com a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas. No total, foram instalados 634 pontos de iluminação em LED, sendo 536 na sede da cidade e 98 na comunidade Nova Itália, beneficiando mais de 10,8 mil habitantes das áreas urbana e rural.
A ação do Governo do Estado, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), contou com investimentos de cerca de R$ 1,4 milhão. O Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.
Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, com a finalização dos serviços em Amaturá, o Governo do Estado avança e já alcança 215 comunidades e 45 municípios do interior com um sistema de iluminação moderno e eficiente.
“Já instalamos mais de 84 mil pontos de LED. A meta do governador Wilson Lima é chegar à 30ª Conferência do Clima (COP-30), em 2025, já com todos os municípios atendidos. Com isso, o Amazonas deve se tornar o primeiro estado brasileiro a ter todas as cidades com iluminação pública totalmente em LED”, disse o secretário.
Ana Cláudia Melo, 54 anos, proprietária de uma padaria na Rua José Eufrásio, em Amaturá, relata que a chegada do Programa Ilumina+ Amazonas fez crescer a clientela. “Tínhamos muitas dificuldades para sair, as ruas eram escuras à noite. Agora, o município está bem iluminado mesmo. E, como eu tenho comércio, melhorou bastante as vendas. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, afirmou.
Próximos municípios
O programa está prestes a iniciar as atividades em mais dois municípios: Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) e na zona rural de Iranduba (a 27 quilômetros da capital amazonense), beneficiando as comunidades Nossa Senhora de Nazaré, Ramal do Jandira, Ramal do Uga-Uga e Unidos do 26.