25.3 C
Manaus
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Corpo de Bombeiros inicia curso para novos mergulhadores da corporação

Alex Pazuello/Secom

Pela primeira vez em mais de 10 anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na manhã desta sexta-feira (1º/11), a abertura do Curso de Mergulho Autônomo para novos mergulhadores da corporação. A turma é composta por 27 bombeiros, sendo a maioria de alunos soldados convocados no fim do ano de 2023.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, a partir da convocação dos 200 alunos soldados, foi realizado o planejamento para iniciar o curso de mergulho, devido à alta demanda de ocorrências com necessidade de mergulhadores.

“Esse é um curso 100% do CBMAM, com instrutores do Corpo de Bombeiros, inclusive 95% dos alunos são oriundos do ingresso de efetivo que foi feito pelo governador Wilson Lima, recentemente. Como nós tínhamos a necessidade de aumentar o número de mergulhadores, de imediato já planejamos o curso”, disse o comandante-geral do CBMAM.

A solenidade de abertura do curso aconteceu no tanque de mergulho, com a presença do alto comando do CBMAM e as tropas da capital. Durante o evento, o comandante-geral tocou o sino, simbolizando a abertura oficial do curso e explicou a importância do mergulhador na carreira de bombeiro militar.

“Com esse curso nós estamos ampliando os nossos quadros técnicos de mergulhadores, que é uma especialidade extremamente necessária, considerando que nossas estradas são rios e temos muitas demandas de ocorrências relacionadas à atividade de mergulho”, enfatizou coronel Muniz.

Formação

O Curso de Mergulho Autônomo é composto por aulas práticas ao longo de dois meses com técnicas subaquáticas, mergulho livre, travessias, operações com máscara de segurança facial inteira (full face), buscas de resgate de pessoas, flutuação, além de preparo físico e psicológico.

“Nós estamos com 27 alunos candidatos ao curso de mergulho. Foi feita uma seletiva de inspeção de saúde para verificar se os profissionais têm condições de saúde para realizar o curso de mergulho, bem como a prova física que garante a manutenção no curso”, explicou o tenente-coronel Ricardo Rocha, mergulhador mais antigo do Corpo de Bombeiros.

Após o término do curso, os novos mergulhadores atuarão em ocorrências de busca de resgate, integrando o Pelotão Fluvial da corporação na capital e as bases operacionais no interior. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorPolêmica sem fim: jornal critica Gabigol e Lorran por deboche a Rodri
Próximo artigoEx-BBB Lucas Buda assume novo romance: “Que Deus abençoe”