As inscrições para participar dos exames da campanha “Novembro Azul”, que alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, serão abertas no dia 5 e seguem até o dia 8 de novembro, sendo destinadas aos servidores do sexo masculino da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), incluindo efetivos, comissionados, aposentados e disposicionados.

Realizada pela Aleam, por meio da Diretoria de Saúde, as inscrições são para servidores interessados em realizar exames voltados à prevenção e combate ao câncer de próstata, a partir dos 40 anos, e aqueles com histórico familiar de câncer de próstata.

A ação, destinada a promover a conscientização e o diagnóstico precoce da doença, inclui um pacote de exames, abrangendo análise de sangue (PSA Total), ultrassonografia de próstata, exame clínico e consulta médica. Os interessados devem se inscrever presencialmente no Centro Médico Luiz Carlos Avelino, das 8h às 14h, no consultório 6.

Os exames serão realizados nos dias 12 e 13 de novembro e as consultas, no Centro Médico da Casa Legislativa no dia 22 de novembro, no mesmo local.

O servidor da saúde, Mikio Enokizono, enfatizou que a Casa facilita o acesso dos servidores aos exames, de forma gratuita. Ele destacou que serão limitadas a 100 inscrições e após ultrapassar este quantitativo, os nomes serão colocados em lista de espera apenas para casos de desistências.

De acordo Mikio, em 2023 foram 119 participantes, o que, segundo ele, mostra a forte adesão dos servidores ao pacote.

Ainda no dia 5 ocorrerá a palestra “Saúde do Homem”, do deputado Dr. George Lins (UB), às 11h, no auditório João Bosco.

Importância dos exames

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, reforçou a importância da campanha e da adesão dos servidores. Ele destacou que o câncer de próstata é responsável por aproximadamente 26% das mortes causadas por câncer entre os homens.

Andrade enfatizou, ainda, que o preconceito em relação aos exames de próstata, que ainda existe, precisa ser superado em prol da saúde masculina.

“A prevenção é o melhor, mais barato e menos sofrido processo de evitar esta doença”, afirmou o médico, incentivando a participação dos servidores.

Informações podem ser obtidas nos telefones: (92) 3183-4574/ (92) 3183-4504 e (92) 3183 4572.

Campanha

A campanha “Novembro Azul” é uma iniciativa internacional que busca promover o debate público sobre a saúde do homem, alertando a respeito do câncer de próstata.

Dados de 2022 do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostra que esse tipo de tumor foi responsável por 71.730 casos, representando três a cada 10 homens com câncer no país. Por conta disso, atualmente, é o que tem a maior incidência sobre a população masculina. Também é o segundo tipo com mais casos de falecimentos entre homens, alcançando 15.841 no último levantamento da entidade.

No Brasil, a campanha foi promovida pela primeira vez em 2011. Isso ocorreu graças a uma das ONGs mais ativas na promoção de saúde e conscientização a respeito do câncer: o instituto Lado a Lado pela Vida.

Desde então, vem sendo incorporada e difundida em nível nacional em ações do Ministério da Saúde com foco no cuidado com a saúde do homem.

Artigo anteriorEspecialista explica a importância do ultrassom para o diagnóstico da endometriose, doença que afeta mais de 7 milhões de mulheres no Brasil
Próximo artigoLuso Neto volta ao Teatro Gebes Medeiros para homenagear Djavan