O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quinta-feira (7/11), fez o primeiro discurso após a vitória do republicano Donald Trump contra a democrata Kamala Harris. Trump foi eleito presidente do país na madrugada dessa quarta-feira (6/11).
Biden afirmou que os Estados Unidos são um país democratico e que a transição entre a administração Biden-Harris para Trump-Vance será pacífica. A posse de Trump ocorrerá em 20 de janeiro de 2025.
“Por 200 anos, os Estados Unidos tiveram o maior experimento de governo da história do mundo. Nós votamos, e escolhemos nossos líderes de forma pacífica. Em uma democracia, a vontade do povo sempre prevalece”, destacou Biden.
O presidente contou que, “ontem, eu falei com o presidente eleito Trump e o parabenizei por sua vitória, eu também garanti a ele que todo o meu governo está disponível para realizar uma transição de governo pacífica e em ordem”.
“As lutas pela alma da América desde sua fundação sempre foram fontes de debates, e até hoje. Os resultados das eleições são a vitória de um e a derrota de outro. Nós aceitamos a escolha que o país fez. Você não pode amar seu país apenas quando você ganha, você não pode amar o seu vizinho apenas quando ele concorda com você. Não importa em quem você vota, nós precisamos buscar nossos adversários como americanos, compatriotas”, ressaltou Biden.