Getty Images

A acne é uma doença multifatorial e altamente prevalente nos consultórios de dermatologia, caracterizada pelo surgimento de cravos e espinhas tanto no rosto quanto no corpo. Segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Cosmetic Dermatology, a suplementação de ômega 3 pode ajudar a combater o quadro.

Saiba como o ômega-3 ajuda combater a acne

O intenção do estudo foi elevar os níveis de EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico) em pacientes com acne por meio de intervenção alimentar e suplementação, e observar os efeitos clínicos na pele.

Ao longo de 16 semanas, 23 pacientes com acne com comedões e 37 sujeitos com acne papulopustulosa aderiram a uma dieta mediterrânea e incorporaram suplementação oral de ômega 3. Os níveis de EPA/DHA no sangue foram monitorados por quatro visitas.

Os especialistas constataram que os alimentos ricos na gordura e suplementos de ômega 3 são altamente benéficos para pacientes com acne leve e moderada, o que diminui lesões inflamatórias e não inflamatórias de pele.

A palavra da especialista

As necessidades diárias de ômega-3 podem variar de acordo com a idade, sexo e circunstâncias de vida, como gravidez e amamentação. “ A implementação de intervenções dietéticas com nutrientes que podem aliviar a gravidade da acne como uma opção de tratamento adjuvante e viável é promissora. E os ácidos graxos ômega-3, incluindo ALA (Ácido alfa-linolênico), EPA e DHA têm diversas funções biológicas interessantes para ajudar no tratamento”, explicou a dermatologista Dra. Claudia Marçal.
Com informações de Sport Life

Artigo anteriorBrasil recebe certificado de país livre da elefantíase
Próximo artigoContas públicas têm déficit de R$ 7,3 bilhões em setembro