Diagnosticado com demência frontotemporal, Maurício Kubrusly agora vive com o apagão da trajetória que construiu ao longo de 79 anos. A história do jornalista, no entanto, virou documentário nas mãos de Evelyn Kuriki e Caio Cavechini.
Na produção , que estreia na 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso (RN), nesta sexta-feira (22/11), Kubrusly revisita experiências e tem encontros emocionantes. Um deles é com Gilberto Gil, sobre quem ele escreveu quando era crítico musical e de quem se aproximou ao longo dos anos.
Em um trecho de Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí, Gil lê uma análise do jornalista sobre ele e afirma: “Você que escreveu isso”, o que surpreende o profissional. Embora não se recorde do baiano, Maurício aproveita a música tocada por ele para ensaiar uns passinhos e dançar com a esposa, Beatriz Goulart
Além disso, ele mostra que a música do ícone da MPB ainda permanece em sua memória debilitada. Em uma cena do documentário, o jornalista canta versos de Esotérico, entre eles uma frase que batiza o filme: “Não adianta nem me abandonar, porque mistério sempre há de pintar por aí”.
Uma outra parte do filme traz Maurício Kubrusly com diversas anotações antigas, do tempo em que era crítico musical. “Eu fiz muita coisa na vida”, reflete ele ao examinar as notas.
A produção também será exibida no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 4 de dezembro.
Maurício Kubrusly sofreu infarto e vive com dois stents no coração
Diagnosticado com Demência Fronto Temporal (DFT), em 2023, Maurício Kubrusly passou por um infarto anos atrás e revelou que precisou colocar dois stents no coração. O ex-repórter da Globo sofreu o infarto em 2016 e contou aos seguidores pelo Facebook. “Pois é… aconteceu. 1 infarto e 2 stents. E viva a vida, com saúde e sorte, seguindo com a mesma alegria”, declarou. Na época, ele tinha 71 anos de idade.
Entretanto, ele contou, dias depois, que estava bem e tranquilizou os fãs. “Posso avisar uma coisita? Resumindo: tô na área. Tudo funcionando… Portanto, abuse e use. Vamos adiante? Já volto por aí….”, completou.