De grande importância econômica e social para o município do Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus), o ramal do Maçarico, localizado no KM 17 da rodovia AM-254, está sendo totalmente pavimentado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Com investimento de R$ 15,7 milhões, a obra contempla serviços de terraplanagem, pavimentação em concreto asfáltico, drenagem superficial e profunda, e sinalização horizontal e vertical.
Os serviços, que apresentam 14% de avanço, seguem em andamento, com a execução de sub-base (17% de avanço) e drenagem profunda (76% de avanço). O serviço de terraplanagem já foi concluído.
Ao todo, o ramal do Maçarico possui 11,91 quilômetros de extensão e dá acesso direto ao lago do Maçarico, que serve de rota para aproximadamente 40 hotéis de selva localizados entre os lagos Janauacá, Mamori, Juma, Piranha e o próprio Maçarico.
Além de garantir a trafegabilidade do ramal em qualquer época do ano, a obra também irá fomentar o turismo na região, que é bastante procurada por turistas nacionais e estrangeiros para atividades como a pesca esportiva e os passeios de barcos regionais.
De acordo com o produtor rural Antônio Bandeira de Sá, 61, a obra de pavimentação do ramal do Maçarico resultou da sensibilidade do governador Wilson Lima, que atendeu ao pedido dos produtores locais para auxiliar no escoamento da produção e no desenvolvimento da região.
“Esse foi um projeto do Governo que pedimos ajuda e o governador nos atendeu. Para nós é uma oportunidade muito grande, para os produtores rurais e para o escoamento da produção. Hoje, além das melhorias na trafegabilidade, temos mais facilidade para escoar nossos produtos e levar o sustento das nossas famílias. Somos muito gratos por isso”, afirmou.
Benefícios para a economia
Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a pavimentação do ramal do Maçarico irá facilitar e incentivar o desenvolvimento das atividades agropastoris e turísticas ao longo da via.
“No ramal do Maçarico, além de garantir uma trafegabilidade segura e a dignidade no ir e vir da população, os moradores poderão contar ainda com melhorias no desenvolvimento econômico e social dos moradores, uma vez que tais atividades geram emprego, renda e vários outros benefícios a toda a comunidade”, destacou o titular da pasta.
Com informações de Agência Amazonas.