As forças de segurança do Amazonas realizaram uma operação integrada neste sábado (14/12), resultando na prisão em flagrante de Clenilton Lima, de 31 anos, acusado de participar do assalto à loja Vivara no Manauara Shopping, Zona Centro-Sul de Manaus. Durante a ação, que envolveu a Polícia Militar (PMAM), a Polícia Civil (PC-AM) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram recuperados relógios, joias e duas armas de fogo utilizados no crime.
Clenilton, que inicialmente se apresentou como Jonathas, já possuía dois mandados de prisão em aberto no estado do Pará por organização criminosa e roubo majorado. Ele foi capturado no local com parte dos itens roubados, após uma intensa operação de patrulhamento realizada pelas forças de segurança, que também apreenderam uma motocicleta utilizada no crime.
Atuação imediata das forças de segurança
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou a resposta ágil da corporação, graças à Operação Natal, que conta com 1.800 policiais em atuação. “Essa ocorrência foi repassada pessoalmente por um dos guardas do shopping às equipes que faziam patrulhamento a pé na área. Ao ingressar no estabelecimento, os policiais conseguiram efetuar a prisão do suspeito e recuperar parte do material roubado”, afirmou.
O secretário executivo da SSP-AM, coronel Anézio Paiva, ressaltou a integração entre as forças de segurança. “Além do apoio do Corpo de Bombeiros, que levou serviços de saúde para acalmar os ânimos no local, o sistema ‘Paredão’ da SSP-AM está realizando o mapeamento de veículos e motos utilizados na ação criminosa”, destacou o secretário.
Investigações em andamento
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, informou que equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) foram acionadas para atuar no caso. “Já identificamos o histórico do suspeito, que tinha dois mandados de prisão em aberto e antecedentes por crimes no Pará. Agora, as equipes da Polícia Civil estão empenhadas em localizar os demais integrantes do grupo criminoso”, declarou.
O suspeito foi autuado em flagrante por roubo triplamente majorado, falsidade ideológica e outros crimes. A motocicleta apreendida será periciada pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), que também coletou provas no local do crime, como vestígios de sangue e estojos de munição.
Apoio psicológico e segurança no shopping
Além das ações policiais, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) prestou atendimento às vítimas e trabalhadores do shopping. Segundo o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, uma equipe de psicólogos e médicos esteve no local para auxiliar a população, garantindo a segurança durante o atendimento.
As forças de segurança destacaram que as investigações continuam para localizar e prender os demais envolvidos no assalto. A perícia técnica e o uso de tecnologias, como o sistema “Paredão”, serão fundamentais para a conclusão do caso.
Polícia prende um dos suspeitos de assalto à loja Vivara no Manauara Shopping – Vídeos