FOTO: Divulgação/ FUnATI

Neste ano de 2024, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) prestou 172.664 atendimentos nas áreas do Ensino, Pesquisa, Extensão e Saúde, atuando em diversos pontos da capital e interior do Amazonas para promover um envelhecimento de qualidade à população.

Localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, a FUnATI atua no atendimento a pessoas idosas, além de colaborar na formação de recursos humanos especialistas na área de Gerontologia e Saúde do Idoso.

“Encerramos o ano com saldo positivo de atendimentos com foco na pessoa idosa, que é a nossa prioridade. Contribuímos com o aumento da qualidade de vida da população envelhescente do Amazonas com ações que promovem a longevidade do homem da floresta”, disse o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro.

Para 2025, Euler adianta algumas novidades: uma cooperação técnica firmada com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) vai realizar obras de ampliação com a construção de dez salas e auditório com capacidade para 150 pessoas, que irão dobrar a quantidade de vagas oferecidas aos idosos assistidos na instituição.

Além disso, a instituição deve ganhar uma piscina aquecida para ampliar o leque de serviços oferecidos à população.

Ensino e Pós-Graduação

Em 2024, a pró-reitoria realizou mais de 27 mil atendimentos como cursos de curta e média duração, rodas de conversas, palestras, programa de preparação para a aposentadoria, web palestras, podcasts, campanhas educativas e participação em eventos.

Em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM), implementou o Programa de Preparação para Aposentadoria, com o objetivo de reconhecer o valor dos servidores do Poder Judiciário que estão em fase de transição de carreira.

Ao longo dos meses, promoveu cursos como Conexão Digital 60+, Acompanhante Comunitário de Pessoas Idosas, Introdução aos Cuidados Paliativos e Educador Social do Envelhecimento. No mês de julho, iniciou a especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso.

Por meio do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi), vinculado à Semed, a FUnATI incentivou a escolarização de adultos e pessoas idosas. As aulas são realizadas na sede da fundação.

Pesquisas voltadas ao envelhecimento.

A pró-reitoria de Pesquisa da fundação, que tem como foco principal o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o envelhecimento populacional, alcançou mais de 22 mil pessoas em suas atividades de 2024.

Em maio deste ano, o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) apresentou o Grupo de Apoio de Neurocomorbidades, que visa oferecer apoio abrangente e empático para pacientes que enfrentam doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Parkinson e outras condições relacionadas.

Em julho, a pesquisa “Associação entre marcadores de danos genômicos e oxi-inflamatórios e sequelas associadas à infecção por Covid-19 em idosos residentes em Manaus” foi apresentada na edição 2024 do Congresso Cérebro, Comportamento e Emoções e premiada entre os 150 melhores trabalhos do evento.

No mês de novembro, a pró-reitoria realizou o 3º Workshop de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos para o Envelhecimento Saudável a Base da Biodiversidade Amazônica para promover o compartilhamento de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores.

Extensão, Cultura e Lazer

A pró-reitoria atua tanto na sede da FUnATI, quanto nas diversas unidades mantidas pela instituição. Neste ano, mais de 14 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades realizadas.

O projeto FUnATI Solidária encerrou o ano com onze instituições contempladas com a doação de alimentos, produtos de limpeza, brinquedos e itens de higiene a instituições beneficentes.

O projeto Feira do Empreendedor da FUnATI contou com 150 expositores ao longo de suas oito edições. As exposições são feitas por alunos e professores da FUnATI, que expõem os seus trabalhos e ainda podem garantir uma renda extra.

Em setembro, a FUnATI e o Consulado do Japão em Manaus assinaram um contrato de doação destinado ao projeto de implantação de Cozinha Escola. Em fase de construção, a cozinha deve inaugurar em 2025, influenciando na saúde, nutrição e qualidade de vida dos idosos participantes da fundação

Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

Em 2024, a pró-reitoria de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa ofereceu mais de 105 mil serviços, incluindo a realização de campanhas itinerantes e de conscientização

A Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro atendeu pacientes em diversas especialidades como: ginecologia, oftalmologia, cardiologia, psiquiatria, psicologia, assistência social, nutrição, fisioterapia e outros.

Em parceria com o Ministério da Saúde, via Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), o Telediagnóstico realizou mais de 14 mil procedimentos, como exames cardiológicos a distância, eletrocardiogramas (ECGs) e discussão de casos clínicos online.

Ainda este ano, foi lançado o TeleOftalmo, que usa a telemedicina para diagnóstico de doenças oculares. O serviço foi levado para diversas zonas da capital por meio de campanhas itinerantes realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alcançando mais de 300 pessoas.

Artigo anterior“Eles me acolhem”, diz envelhescente lésbica sobre grupo de idosos vinculado à Sejusc
Próximo artigoManaus contabiliza mais de 55 mil atendimentos realizados até novembro deste ano