A Polícia Federal iniciou uma investigação para identificar as causas e os responsáveis pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. O acidente, ocorrido no último domingo (22/12), resultou na queda de diversos veículos no rio Tocantins, incluindo caminhões-tanque transportando materiais perigosos como ácido sulfúrico e defensivos agrícolas.
As Superintendências Regionais da Polícia Federal no Maranhão (SR/PF/MA) e no Tocantins (SR/PF/TO) estão conduzindo as diligências preliminares. Um procedimento investigativo foi instaurado e equipes já estão coletando dados e evidências sobre o ocorrido.
Para aprofundar as apurações, a PF enviou nesta terça-feira (24/12) uma equipe de especialistas composta por cinco peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC/DITEC), dois engenheiros civis, dois especialistas em locais de crime e um especialista em meio ambiente à Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz.
O trabalho investigativo incluirá a avaliação das causas do desabamento, os danos ambientais causados pela liberação de substâncias químicas no rio e a responsabilização dos envolvidos.
Em nota, a Polícia Federal destacou o compromisso com a segurança da população e a preservação ambiental, garantindo a transparência e eficiência no processo investigativo.
Corpo de vítima é encontrado
Os trabalhos de resgate no local do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, avançaram com um desfecho triste nesta terça-feira (24). O Corpo de Bombeiros localizou o corpo de Andreia Maria de Sousa, de 45 anos, uma das vítimas do acidente ocorrido no último domingo (22).
Andreia era a motorista de uma das carretas que transportavam toneladas de ácido sulfúrico e caiu no rio Tocantins durante o colapso da ponte. Com a confirmação, o número de mortes causadas pelo desabamento sobe para quatro, enquanto 13 pessoas ainda permanecem desaparecidas.
As operações de busca enfrentam dificuldades devido à presença de materiais tóxicos e corrosivos, como o ácido sulfúrico, que estavam sendo transportados por veículos envolvidos no acidente. Por razões de segurança, as buscas foram temporariamente interrompidas enquanto equipes especializadas avaliam as condições do local.