Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, três atos em defesa dos condenados pelos ataques golpistas de 2023 serão realizados em diferentes regiões do Brasil. A informação foi revelada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que também identificou um conjunto de mobilizações em apoio à democracia e contra os eventos de 8 de janeiro, informa a Folha de S. Paulo. A data, marcada por um dos maiores ataques à democracia brasileira, continua a gerar repercussões, com manifestações que destacam tanto a defesa dos bolsonaristas golpistas quanto a condenação dos atos violentos que atingiram as sedes dos Três Poderes.

De acordo com um documento produzido pela Abin, atos em apoio aos réus dos ataques acontecerão em três locais: Campo de Santana, no Rio de Janeiro; Praça Tamandaré, em Goiânia; e Torre do Castelo, em Campinas (SP). Além disso, a Abin também identificou uma live organizada pela Asfav (Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro), que promete fazer um contraponto ao evento oficial promovido pelo governo Lula (PT), em Brasília.

O documento da Abin descreve a mobilização como um evento que contará com a presença de “jornalistas, juristas e parlamentares” e que tem como objetivo reforçar a narrativa de “perseguição institucional a opositores da atual gestão do Governo Federal”. A agência, no entanto, afirmou não ter encontrado indícios de que essas manifestações tenham caráter anti-institucional ou incitem à violência.

Paralelamente, o governo federal prepara uma cerimônia no Palácio do Planalto para relembrar os eventos de 8 de janeiro, onde serão devolvidas obras e objetos que foram destruídos durante os ataques. O evento visa marcar um ano dos ataques e reforçar o compromisso com a preservação da democracia. 

Além dos três atos mencionados, a Abin identificou mais oito mobilizações – estas em repúdio aos golpistas – em diversas capitais do país, com destaque para Belo Horizonte, onde duas manifestações estão previstas: uma na Praça Sete de Setembro e outra na Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Outros atos serão realizados em Vitória (ES), Campo Grande (MS), Recife (PE), Araraquara (SP), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB).

Artigo anteriorTrump publica em sua rede novo mapa dos Estados Unidos, que engole o Canadá
Próximo artigoPF liga operador da ‘Máfia do Lixo’ a esquema de R$ 170 milhões envolvendo contratos em SP, MA, PA e PI