A temporada de cruzeiros internacionais está de volta ao Amazonas e a Serra da Valéria foi escolhida como a primeira parada obrigatória de 1200 turistas estrangeiros que viajam no transatlântico Sirena, das Ilhas Marshall.
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Turismo coordenou o receptivo dos turistas que desembarcaram no Centro Receptivo Fluvial Turístico da comunidade São Paulo, nesta sexta-feira, 10.
A chegada dos cruzeiros impulsiona o ecoturismo na região e proporciona mais desenvolvimento para a população local. Fomentar o turismo e gerar renda é uma das prioridades da gestão do prefeito Mateus Assayag e da prefeita em exercício Vanessa Gonçalves.
A Serra da Valéria é um platô de 152 metros de altura, oferece uma das vistas mais belas da região de Parintins, tem um sítio arqueológico preservado e reúne quatro comunidades ribeirinhas. O local dispõe de infraestrutura turística para atender os cruzeiros estrangeiros e escadaria com rampa de acesso que oferece maior comodidade aos visitantes na comunidade Santa Rita.
Entre os atrativos, os turistas contemplaram as belezas naturais nos passeios de canoa, bajaras e o artesanato produzido pelos ribeirinhos. A moradora Gracenilce Da Silva Barbosa que produz colares, pulseiras e adereços de sementes comemorou o retorno dos cruzeiros na Valéria. “É uma fonte de renda extra que ajuda no sustento da família”.
O artesão Romário Ferreira da Cruz que trabalha com remos entalhados na madeira também atesta a importância da visita dos estrangeiros. “Ajuda muito, principalmente para aumentar a renda e contribuir na compra de alimentos”, comenta.
Outro que sabe como atrair os turistas é o morador Sidney Frank. Ele faz pinturas e se veste de pajé para fotografar com os visitantes. “Pra nós é um ganho, ajuda cada morador que vende seu artefato”, disse.
A Subsecretária Carla Garcia conversou com lideranças e moradores das comunidades para falar das políticas de turismo que serão implementadas, entre elas a Escola Municipal de Turismo, já sinalizada pelo prefeito Mateus Assayag. “Nós estamos aqui para ouvir as comunidades e trabalhar um plano de estratégia para o turismo da região”, afirmou.
No próximo domingo, 12, a cidade de Parintins receberá mais um navio com turistas estrangeiros. Como novidade no receptivo, três palcos alternativos serão disponibilizados com toada de boi-bumbá nos coretos das Praças Eduardo Ribeiro e Judith Prestes e no Porto de Parintins.