A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) renovou a parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) para a realização, em 2025, de uma nova edição do projeto Consumidor 60+, iniciativa que busca a promover a capacitação sobre educação financeira para o consumidor idoso, além de realizar atendimentos de idosos em situação de superendividamento.
Com a renovação do projeto, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) vai realizar palestras quinzenais sobre educação em direitos em diversos Centros de Referência da Pessoa Idosa de Manaus. Além disso, durante os eventos, haverá seleção de pessoas em situação de superendividamento para serem atendidas pelo Nudecon.
O defensor público Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon, destaca que, neste ano, o projeto terá um alcance ainda maior do que em 2024. “Esse ano, as nossas apresentações serão quinzenais. Então, devemos passar de mil pessoas impactadas com a iniciativa”, estimou.
Durante o encontro que oficializou a renovação da parceria, o reitor da FUnATI, Euler Robeiro, destacou que a fundação já promove ações de saúde física e mental, e que agora promoverá também ações que tratam da saúde financeira. A pró-reitora de ensino, Kennya Mota, enfatizou que a parceria só se renova graças ao empenho e olhar diferenciado das equipes da FUnATI e da Defensoria Pública na causa da pessoa idosa.
O coordenador do Nudecon, por sua vez, disse que renovação da parceria é fundamental para evitar que o público atendido pela FUnATI acabe se tornando vítima de golpes.
“A prorrogação do projeto é fundamental para que a Defensoria e o Núcleo de Defesa do Consumidor levem educação em direitos para a pessoa idosa, atuando de forma preventiva, de modo a evitar que a pessoa idosa caia em golpes financeiros e tenha sua situação financeira comprometida no momento da vida em que é fundamental possuir uma reserva financeira”, explica.
Sobre o projeto
O projeto Consumidor 60+ amplia as possibilidades de ação da Defensoria, oferecendo uma série de ações de educação para o consumo e de educação em direitos do consumidor, voltado exclusivamente para pessoas idosas.
Durante o primeiro ano do projeto, mensalmente, a equipe do Nudecon se deslocava até a FUnATI para realizar atividades de educação em direitos e atendimento para o público que frequenta as atividades da fundação. Realizadas desde junho de 2024, as atividades do Consumidor 60+ impactaram mais de 400 pessoas idosas.